Parlamento Jovem 2013 - Assembleia Legislativa recebe participantes do evento
07/11/2013 20:32 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Maurício Garcia













"A política é a melhor ferramenta que temos para melhorar São Paulo. Depende de cada um de nós", falou Dilador Borges (PSDB), que se recordou também da família humilde da qual veio e do que conquistou em sua vida. Ele elogiou os jovens que, de acordo com o deputado, darão um futuro melhor ao Estado.
Presidente da cerimônia de recepção aos estudantes, professores, diretores e familiares, a deputada Célia Leão, destacou o trabalho de seu colega de parlamento Carlos Giannazi (PSOL) em prol da educação.
Giannazi, por sua vez, falou da forma como a política é vista e como ela realmente deve ser, adotando como com base em estudos da história e filosofia. "Só vamos mudar a sociedade através da política."
Ramalho da Construção (PSDB) falou da participação do jovem na política. Roberto Engler (PSDB) discorreu sobre a importância da participação jovem, que atrelada a outros elementos, como educação, contribuem para uma política mais elevada. Agradeceu e saudou os estudantes e jovens deputados.
Idealizadora
Célia Leão, que idealizou o Parlamento Jovem junto com o ex-deputado César Calegari, em 1999, contou ao Diário da Assembleia que o Parlamento Jovem é um sucesso em todos os seus 15 anos de acontecimento e que os alunos, os pais, a escola e muitos outros personagens que estão envolvidas direta e indiretamente no projeto terminam a edição com grande aproveitamento. Destacou que essa oportunidade é, muitas vezes, a primeira vez que o aluno vem a São Paulo e à Assembleia.
A deputada falou também que a Educação é o maior partido, já que os projetos nascem das ideias dos jovens estudantes, mas não descartou a importância dos outros. "Todos os temas fazem parte da garantia de uma qualidade de vida melhor para sociedade, quando bem debatidos, elaborados e apresentados."
Vocação política
Ramalho da Construção (PSDB) mencionou que o projeto é uma iniciativa positiva, já que já acontece em vários países, e que, com a orientação correta, poderá iniciar os novos prefeitos, vereadores, deputados e até o futuro presidente do Brasil. "Política é um instrumentos para servir, e não para ser servido", disse.
Ramalho também destacou que os primeiros passos para a política já iniciam desde cedo, muitas vezes na infância. Finalizou seu pronunciamento externando sua torcida para que os jovens virem grandes pessoas, que poderão colaborar para a construção de um país mais justo. Lembrou também que a distribuição de renda pode ocorrer de duas maneiras: ou por meio de políticas públicas, ou com a oferta de educação de qualidade.
"O Parlamento Jovem é um dos maiores projetos para que a política não se transforme em politicagem", disse Ed Thomas (PSB), que destacou que o jovem quer oportunidade. Falou também que muitos seguirão outras carreiras, mas que muitos deles poderão ser políticos, principalmente por causa da experiência que estão prestes a passar na Assembleia paulista. Afirmou que muitos ainda farão projetos, e eles se tornarão leis que vão melhorar a vida da população. Falou que diversos projetos de estudantes do Parlamento Jovem motivam deputados a apresentar projetos semelhantes, ou mesmo a acrescentam melhorias em projetos já elaborados.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações