Comissão de Ciência e Tecnologia recebe reitor da Unesp




Sob a presidência do deputado Gilson de Souza (DEM), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação recebeu nesta quarta-feira, 30/10, Júlio César Durigan, que ocupou na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) os cargos de pró-reitor de 2005 a 2008, de vice-reitor em 2009 e 2010, e, atualmente, o de reitor da segunda maior universidade pública do Brasil e a primeira das avaliadas pelo Enade (a USP não participa da avaliação).
Coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS) dar as boas vindas ao reitor e explicar o porquê do convite. Segundo Sapienza, a Unesp ocupa um papel de destaque pela sua contribuição na formação de uma elite, e isso gera uma preocupação dos deputados no sentido de ajudar a melhorar ainda mais a universidade, mas, para isso, é preciso que o reitor faça a exposição dos problemas que a Unesp enfrenta, que "abra a caixa-preta".
Durigan ofereceu aos deputados um relatório com os números da instituição: a Unesp adotou o modelo multicampi, formado por campi em 24 cidades do Estado, com 34 faculdades, 168 opções de cursos de graduação e 210 programas de pós-graduação, entre mestrado e doutorado. Tem 62 mil alunos, 3.500 professores e 7 mil funcionários. Entre as 2.880 universidades avaliadas no mundo, a Unesp ocupa a posição 174 (nos últimos quatro anos, subiu 50 posições). É a 5ª Iberoamericana e já está classificada entre as 100 melhores universidades com até 50 anos de idade pelo Ranking da Times Higher Education. O reitor disse ainda que foi aprovado o sistema de cotas na Unesp, que vai oferecer 50% das vagas para alunos da escola pública e 35% dessas vagas para os PPI (pretos, pardos e índios).
Durigan disse que esses números são motivo de orgulho, mas que sua satisfação é constatar a interação que a universidade tem com as cidades onde ela está presente. Ele comentou que todos os prefeitos, vereadores e deputados, se ainda não têm, querem ter uma Unesp em sua cidade. O reitor disse ainda que a expansão faz parte do DNA da Unesp, e que a universidade leva recursos para as cidades onde atua, "como em Botucatu, cidade para qual a Unesp leva o equivalente a 3,5 vezes o orçamento do município", lembrou.
Depois da exposição do reitor, os deputados presentes fizeram algumas perguntas relativas aos procedimentos de instalação de novas unidades, entre outras. Estiveram presentes à reunião, além dos já citados, os deputados Orlando Bolçone (PSB), Hamilton Pereira (PT), Roberto Massafera (PSDB), Reinaldo Alguz (PV), Rafael Silva (PDT) e Welson Gasparini (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações