Divisão faz balanço da Semana de Saúde
25/10/2013 20:48 | Da Redação


A Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS) promove, no âmbito do Programa Qualidade de Vida, do Departamento de Recursos Humanos, a Semana de Saúde que, este ano, aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro. O objetivo do evento é conscientizar deputados e funcionários da Assembleia a respeito da importância de comportamentos saudáveis e da promoção e prevenção em saúde.
Em sua 15ª edição, a Semana da Saúde coletou dados relacionados principalmente aos fatores de risco cardiovascular. Os participantes " cerca de 700 pessoas " tiveram avaliados a pressão arterial, a glicemia, o colesterol total, o índice de massa corpórea, a circunferência abdominal e a preexistência de fatores de risco, como diabetes e tabagismo. Houve também triagem oftalmológica, de orientação postural e de saúde bucal.
Mais participantes
De acordo com Sérgio Marsiglia Duailibi, médico do trabalho e coordenador do Serviço de Saúde da Assembleia, alguns resultados coletados na Semana da Saúde chamaram especialmente a atenção. "Primeiro, nos alegrou muito o grande número de participantes desta edição, bem maior do que o da passada", comemorou. O número total de participantes da edição de 2012 foi de 385 pessoas. Esta edição teve um aumento de aproximadamente 70%. "Mas nos surpreendemos com o elevado índice de pessoas que apresentaram sobrepeso", observou. Mais de 70% da população da Alesp apresenta sobrepeso, índice acima da média nacional. Duailibi atribui o problema a vários fatores, entre eles o fato de que a faixa etária do funcionário da Assembleia é elevada, em função do grande espaçamento de concursos e, especialmente, ao fato de que a maioria dos servidores da Casa não é adepta da atividade física.
"Este resultado demonstra que o funcionário da Assembleia possui alto risco de doenças associadas ao sobrepeso", informou o coordenador. "As pessoas que apresentaram o sobrepeso já foram encaminhadas aos Programas de Saúde que existem no DSAS: o de Prevenção e Controle do Risco Cardiovascular, o de Incentivo ao Abandono do Tabagismo e o de Check-up", explicou Duailibi, que anunciou a pretensão de estender para toda a Casa programas de controle de doenças associadas à nutrição, como educação física, orientação nutricional, fisioterapia, com a participação de profissionais de diversas áreas, como médicos, educadores físicos, enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas.
Plano piloto
Em 2013, foi realizado plano piloto na Alesp de controle de doenças associadas à nutrição, em parceria com a Secretaria da Saúde, com a participação de 22 pessoas. "Os resultados foram muito positivos", revelou Duailibi: mais de 80% das pessoas apresentaram mudanças de comportamento, iniciando atividades físicas e alterações na alimentação. "O objetivo é trazer o pessoal da Casa para participar dos programas", disse, lembrando que como o funcionário da Assembleia não é celetista, não tem a obrigação de realizar exames periódicos. "Boa parte da população da Alesp não adere a esses programas; queremos mudar este quadro", declarou.
O coordenador do Serviço de Saúde disse, também, que pretende estabelecer uma conversa entre a Divisão de Saúde e as chefias da Casa para implementar um cronograma ao longo do ano de forma que, gradualmente, e de acordo com a possibilidade de horários, os funcionários sejam liberados para participar dos programas. Duailibi considera fundamental que profissionais como nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas integrem os programas. "Nosso foco é preventivo; para isso, o engajamento dos funcionários e a participação de profissionais de diversas áreas é fundamental", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações