Trabalhadores relatam a perseguição política sofrida nas associações profissionais
21/10/2013 18:53 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino



A Comissão estadual da Verdade ouviu trabalhadores perseguidos pela ditadura militar, nesta segunda-feira, 21/10. Paulo Cseh e Sinfrônio Souza Nunes, dirigentes sindicais da indústria têxtil e da construção civil, respectivamente, testemunharam como as perseguições afetaram suas relações familiares e o funcionamento dos sindicatos.
Adriano Diogo (PT), presidente da comissão, observou que eles vivenciaram os momentos mais obscuros da ditadura. Segundo o parlamentar, os anos de 1964 a 1968, embora façam parte de um período de repressão muito forte, com inúmeras perseguições, é pouco relatado. Ele analisa que a ditadura ficou mais exposta a partir do AI-5, editado em 1968. Diogo pontua que esse recrudescimento voltou de forma acentuada entre os anos de 1973 e 1975, inclusive com a morte de Vladimir Herzog nesse período.
Paulo Cseh relatou que era dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Fiação quando este sofreu intervenção da Delegacia Regional do Trabalho, em 1964. Posteriormente, em 1973, Paulo foi preso na saída de uma pizzaria. Após encapuzá-lo, deram várias voltas com ele e o levaram para o DOPS, tendo ficado incomunicável com seus familiares por 20 dias.
Ele lembrou, emocionado, que nesta época quem prestou apoio a sua esposa foi Dom Evaristo Arns, atualmente arcebispo emérito de São Paulo. Paulo afirma que foi a condenado a 2 anos e 6 meses, e à cassação dos direitos políticos. Após ter seu recurso provido, a pena foi reduzida a um ano e meio. "Após a prisão, meu filho, que tinha apenas dez anos de idade, passou a sofrer de depressão e as indústrias não me davam mais oportunidade de trabalho. Fomos sustentados pela minha filha, que trabalhava como professora", declarou.
Essa situação, segundo ele, só foi amenizada com a Lei da Anistia, promulgada em 1984, quando passou a receber indenização por parte do governo federal. O ex-preso político afirma, entretanto, que seu drama ainda não acabou. "Meu filho tem hoje 50 anos de idade e está passando por uma depressão muito forte", concluiu.
O outro depoente, Sinfrônio Souza Nunes, relatou que ao chegar ao sindicato que trabalhava como dirigente, no dia 1º de abril de 1964, viu a sede rodeada por guardas civis. Voltou 20 dias depois para receber seu salário e outros direitos a que fazia jus, mas o interventor, nomeado pela Delegacia Regional do Trabalho, negou pagamento das férias e do 13º salário.
Ainda naquele ano, Sinfrônio disse que foi preso por alguns dias, no DOPS, quando foi interrogado a respeito de várias pessoas que eram líderes sindicais e do Partido Comunista Brasileiro. Ao final do processo, ele não foi condenado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações