Fusão de Fundap, Cepam e Seade é rechaçada em audiência pública
10/10/2013 15:32 | Da Redação





A fusão e extinção de entidades estaduais, previstas no Decreto 59.327, publicado pelo governo do Estado em junho de 2013, foi debatida em audiência pública proposta pelo deputado Carlos Neder (PT) e realizada pelas comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais (presidida pelo deputado Roberto Morais/PPS) e de Direitos Humanos (presidida pelo deputado Adriano Diogo/PT) nesta quinta-feira, 10/10.
O decreto prevê, entre outras medidas, a fusão da Fundação Prefeito Faria Lima/Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam), Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Representantes das três instituições e convidados das comissões refutaram o argumento do governo estadual, segundo o qual as medidas fazem parte de uma série de iniciativas para redução dos gastos públicos. "O peso dessas fundações no Orçamento do Estado é praticamente zero. Não existe plano do governo para fortalecer essas fundações, e a fusão mais parece um passo para a extinção", avaliou Frederico Mazzucchelli, que foi secretário do Planejamento e da Fazenda na gestão estadual de Orestes Quércia. Ele classificou a medida como "um ilusionismo" em resposta às manifestações populares de junho passado em São Paulo.
"Más intenções"
O encontro foi classificado por Carlos Neder como parte de um processo de discussão para tentar impedir que prospere na Assembleia Legislativa a tramitação do projeto do governo estadual que, em prosseguimento ao que propõe o decreto, funde as fundações. "A melhor maneira de fazer isso é abrir esse espaço e que vocês participem desse debate", afirmou, dirigindo-se aos funcionários das entidades, que lotavam o auditório Franco Montoro.
Outros parlamentares apoiaram a mobilização contra a fusão. Adriano Diogo (PT) destacou que a tese do Estado mínimo, em cuja ótica se daria a fusão das entidades, resultou num modelo falido. "Esperamos que o governo recue dessas más intenções", disse. Para Alcides Amazonas (PCdoB), o governo deveria ter ouvido as instituições e representantes da sociedade antes de propor as medidas. "Agora é preciso ganhar a opinião pública contra o decreto, e este ato é um passo nesse sentido", completou.
A fusão vai aumentar gastos e diminuir a capacidade operacional da administração pública, avaliou o deputado Major Olímpio (PDT). "O governo quer matar a vaca para acabar com o carrapato. Existem 9 mil cargos de confiança no Estado e são vocês que estão gerando dispêndio para a máquina pública?", questionou.
O fortalecimento das três fundações e o trabalho que realizaram em prol do planejamento, da pesquisa e da ação municipal foram destacados ainda por Leci Brandão (PCdoB) e Itamar Borges (PMDB). "Estamos cumprindo nossa missão de trazer para o Parlamento a discussão das políticas públicas do governo do Estado", resumiu Roberto Morais.
Irineu Francisco Barreto Júnior, da Seade, manifestou-se em nome das três fundações. Ele observou que elas realizam atividades "a serviço da cidadania e não podem ser colocadas em risco de extinção". Ao contrário, segundo ele, elas devem ser revitalizadas, para que possam continuar prestando serviços à população.
Também foram ouvidos representantes de cada uma das entidades. Vania Santana definiu-se como parte da geração inicial da Fundap como instituição concebida para formar quadros para uma nova administração pública. "Antes de combater a fusão, me empenho pela não extinção da Fundap, cuja construção custou 39 anos e muitos sonhos", declarou.
Missões distintas
Representante da Seade, Ida Bismara alertou que para ela as três instituições têm missões distintas e não é válida a alegação que há entre elas sobreposição de funções. "Não há um projeto de nova fundação em que cada entidade esteja inserida com suas respectivas funções. O que temos é um vôo no escuro", disse.
Para Leni Rocha, da Cepam, a proposta do governo contraria a postura de fortalecimento dos municípios. Fundado em 1967, o Cepam precisa, segundo ela, manter sua autonomia, e não se tornar "um apêndice de uma fundação".
Entre os convidados que fizeram uso da palavra, Wasmália Bivar, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, relembrou as relações de trabalho do IBGE com a Fundação Seade e destacou que "não existe organização moderna sem planejamento, e este não pode prescindir de informações estatísticas. A descontinuidade da Seade seria um golpe para o Brasil".
"Inovar não é destruir", afirmou o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Para ele, a proposta de fusão pode "destruir um espaço de ação da cidadania instrumentalizada pelo Estado".
Também foram ouvidos na audiência, entre outros, o ex-deputado federal Djalma Bom; o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim; o economista Walter Barelli; e Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações