Possibilidade de apresentar sugestões de emendas online torna Orçamento mais participativo
O Orçamento estadual é seguramente, se não a mais, uma das mais importantes matérias que a Assembleia debate e vota todos os anos. Afinal, é ela que define onde serão aplicados os recursos arrecadados com os impostos recolhidos pela população. Áreas essenciais como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras, dependem das verbas a elas destinadas por intermédio de ações e programas do Orçamento. Por isso, o Legislativo paulista, por intermédio da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, realiza as audiências públicas em 21 cidades-sede de regiões administrativas, metropolitanas ou aglomerações urbanas do Estado e na capital para debater com a sociedade as demandas locais e a partir daí coletar as sugestões que surgirem desses encontros e transformá-las em emendas ao Orçamento.
Além das ideias sugeridas presencialmente nos encontros regionais, os cidadãos podem também interagir com os deputados da comissão via internet e apresentá-las através do Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br). Nesse endereço, é necessário clicar em "Audiências Públicas do Orçamento" e a seguir em "Para enviar online sua sugestão, clique aqui". Importante: Preencha uma sugestão por formulário.
Essas sugestões serão analisadas e formatadas em uma proposta de emenda da Comissão de Finanças ou poderão ainda ser aproveitadas por deputados quando eles forem formular suas emendas à peça orçamentária.
Conheça a tramitação do Orçamento
O Projeto de Lei do Orçamento do Estado para o exercício seguinte é enviado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa até o dia 30/9 de cada ano, como determina a Constituição Estadual. No projeto, que orça a receita e fixa a despesa do Estado, devem estar contempladas as determinações da Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada pouco antes. Durante o período de pauta, os deputados podem apresentar emendas que acrescentam, suprimem ou alteram artigos, assim como propor remanejamento de recursos, acatando ou não sugestões vindas dos outros poderes, de prefeituras e da sociedade.
Ao chegar à Assembleia, o projeto é publicado no Diário Ofical e abre-se prazo de 15 sessões para conhecimento e para a apresentação de emendas. A seguir, o projeto é analisado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que tem prazo de 30 dias para que o relator do projeto dê seu parecer. Aprovado na comissão, o projeto segue para apreciação pelo Plenário, onde deverá ser discutido por 9 horas, podendo ser este prazo reduzido para 6 horas, caso aprovado o regime de urgência, e votado pelos 94 deputados. Depois disso, vai à sanção do governador. Caso o governador oponha veto ao projeto ou a alguma parte dele, a proposta retorna à Assembleia para que se decida se o veto é mantido ou derrubado. O resultado é a Lei do Orçamento, que será seguida pelo governo estadual durante todo o exercício financeiro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações