Cuidados especiais para mulheres no período do climatério


20/09/2013 18:56 | Da Redação: Marina Mendes

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 334/2008, que cria o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o Climatério, período da vida em que as mulheres deixam, progressivamente, de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e deixam a fase reprodutiva. Durante essa etapa, os ciclos menstruais se tornam regulares até que se encerrem, e ocorrem alterações físicas e psíquicas que prejudicam a qualidade de vida e o convívio social e familiar dessas mulheres.

Caso o PL seja aprovado, o programa será coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde e será inserido nas unidades de saúde e possivelmente, implantado em instituições conveniadas ou parceiras. O projeto tem como finalidades elaborar anamnese (uma entrevista detalhada com o paciente para que possa haver um diagnóstico preciso), realizar exames considerados obrigatórios, como por exemplo, dosagens do colesterol total, HDL e LDL dos triglicerídeos e da glicemia, exames especiais, orientações de dieta alimentar e exercícios, hormonioterapia, controle dos sintomas, atendimento psicológico, campanhas publicitárias, seminários, palestras e cursos.

Como justificativa, a parlamentar, afirma que São Paulo ainda não possui um programa para o cuidado dos efeitos do climatério, mesmo havendo políticas que são destinadas à preservação da família, da vida e da saúde da mulher. Amary diz que a atuação de equipes multidisciplinares que permitirá um diagnóstico mais rápido, correto e voltado para a necessidade de cada paciente.

alesp