Assembleia pode aprovar proposta de Orçamento Impositivo para São Paulo
02/09/2013 20:58 | Da Redação
Duas Propostas de Emenda Constitucional (PECs), apresentadas pelos deputados Pedro Tobias (PSDB) e Enio Tatto (PT), pretendem criar em São Paulo o chamado Orçamento Impositivo, vinculando a execução pelo governo das emendas individuais ao projeto de lei orçamentária aprovadas para o ano subsequente no limite de 1% da receita corrente líquida prevista no projeto. Ambas as propostas, em tramitação na Assembleia Legislativa, visam o fortalecimento do Poder Legislativo e a transparência na concessão de emendas parlamentares.
A Emenda à Constituição 5/2013, do deputado Pedro Tobias, subscrita por 36 deputados e protocolada primeiro (14 de agosto), prevê a aplicação de pelo menos 30% dos recursos alocados para as emendas individuais na área da saúde e torna "obrigatória a execução orçamentária e financeira, de forma isonômica da programação prioritária incluída em lei orçamentária por emendas individuais".
Já a Emenda 6/2013, do deputado Enio Tatto, assinada por 34 deputados e protocolada um dia depois (15 de agosto), propõe a aprovação de emendas individuais de deputados ao projeto de lei do Orçamento anual estadual no limite de 75% do valor destinado às emendas individuais dos deputados federais ao projeto de lei do Orçamento anual da União.
Apesar de aspectos diferentes, as emendas convergem na preocupação destacada pelo deputado Tatto na justificativa de sua emenda. Segundo ele, "os parlamentares apresentam emendas, com o objetivo de levar melhorias para as regiões que representam, têm essas emendas aprovadas, mas, no decorrer da execução orçamentária, vêem frustradas suas expectativas. O mesmo acontece com as emendas apresentadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento".
Atualmente, as PECs 5 e 6 encontram-se na Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), aguardando parecer do relator Cauê Macris (PSDB).
Orçamento da União
A aplicação do chamado Orçamento Impositivo é uma das principais discussões atualmente em Brasília, nas duas casas que compõem o Congresso Nacional, e tem servido de inspiração para assembleias legislativas de diversos Estados.
A Proposta de Emenda Constitucional 565/2006 já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e será agora debatida no Senado, obrigando o governo federal a executar as emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso para o Orçamento anual. O texto aprovado pela Câmara estabelece que as emendas terão o valor de 1% da Receita Corrente Líquida da União.
As emendas orçamentárias, se aprovada essa mudança na Constituição, passarão a obrigar o governo à liberação dos recursos orçamentários, diferente do que acontece hoje, sob pena da presidente da República ser processada por crime de responsabilidade caso não cumpra o Orçamento aprovado.
Atualmente, o Orçamento federal tem caráter autorizativo. Significa que o governo não é obrigado a seguir a lei aprovada pelos congressistas, tendo apenas a obrigação de não ultrapassar o teto de gastos com os programas constantes na lei.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações