Presidente do Metrô fala sobre cartel envolvendo Siemens
04/09/2013 21:45 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia





A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Alencar Santana (PT), recebeu, no dia 4/9, o diretor-presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco. Ele foi convidado a falar sobre as licitações e contratos firmados pelo Metrô com a empresa Siemens, especialmente em relação às denúncias de cartel feitas pela referida empresa ao Cade e também sobre o acidente ocorrido na Linha 3 " Vermelha no último dia 5/8.
Os deputados Orlando Morando, João Caramez, Carlão Pignatari, Dilador Borges, Cauê Macris (todos do PSDB) e Gerson Bittencourt, Adriano Diogo, Antonio Mentor, João Paulo Rillo, Marcos Martins (estes do PT) fizeram questionamentos ao presidente do Metrô. Diversos outros parlamentares acompanharam a reunião. Como nem todos puderam fazer suas perguntas, por sugestão do deputado Cauê Macris, nova oitiva será realizada em data oportuna.
Luiz Antonio Pacheco, que responde pela presidência do Metrô há dois meses, afirmou que são quatro os contratos estabelecidos pelo Metrô com a Siemens, todos em execução e já julgados pelo regulares pelo Tribunal de Contas. Lembrou que todos eles são públicos, e se neles for constatado qualquer ilícito, serão alvo de ação por parte do Ministério Público.
Em relação às denúncias de formação de cartel por parte das empresas, a Siemens é ré confessa em investigação na Alemanha, afirmou Pacheco. Tanto o governo do Estado, quanto o Metrô e a CPTM já entraram com ações para buscar o ressarcimento de eventuais prejuízos no período sob suspeita, entre os anos de 2005-2008, disse. A ação do Metrô foi protocolada no último dia 9/8.
Questões diversas
O presidente do Metrô respondeu ainda perguntas esmiuçando as denúncias de formação do cartel internacional, a confissão da Siemens, licitações efetuadas pela empresa para diversas linhas, andamento das obras e o desenrolar dos contratos em vigor com a Siemens. Falou também sobre os procedimentos para lançamento de licitações e o procedimento, que não será mais permitido pelo Metrô, de subcontratações de empresas que eram perdedoras nas licitações.
O Metrô entrará com ação por danos morais contra a revista IstoÉ, que fez em reportagem ilações sobre incêndio criminoso que atingiu o galpão de armazenamento em Itu, onde a empresa, assim como diversas outras, guardava cópias de documentos. Pacheco afirmou que não havia no local documentos relevantes, apenas cópias de ofícios que, por determinação do estatuto da empresa, seriam incinerados a futuro, por exemplo. Os deputados petistas também defenderam a instalação, na Assembleia, de uma CPI para investigar as denúncias de cartel.
Descarrilamento
O presidente do Metrô discorreu sobre as causas que originaram o acidente, sem vítimas, no último dia 5/8, na Linha 3 " Vermelha do Metrô, a leste da estação Palmeiras-Barra Funda. Houve um descarrilamento do segundo truck do quinto carro da composição K07, às 11h52min. O defeito não foi percebido dentro do trem, que parou de funcionar. Os passageiros então foram evacuados pelas passarelas de emergência, sem tumulto, conforme ficou demonstrado em imagens exibidas na reunião.
A investigação mostrou que houve avaria no eixo da roda dianteira, que provocou o descarrilamento quando a composição passou por uma mudança de via. Isso fez com que o terceiro trilho, que fornece energia, fosse interrompido. O Metrô fez ampla análise do caso, tendo inclusive recolhido toda a frota K para inspeção. A empresa, após o incidente, afirmou Pacheco, alterou normas de revisão de suas composições.
Pauta
A Comissão de Infraestrutura ainda deliberou sobre requerimentos. Foi aprovado requerimento do deputado Gerson Bittencourt convidando o superintendente e o coordenador do Parque Linear do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), bem como o diretor-presidente Dersa, para falar sobra a construção do pôlder na Vila Itaim e a linha do Parque Linear Várzea do Tietê no Jardim Helena, em São Paulo.
Também fora aprovados requerimentos do deputado Alencar Santana pedindo à Artesp os estudos de impacto ambiental do Rodoanel Leste; e à Dersa, envio de documentos sobre o Rodoanel Norte.
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