Documentário e livro de autoria do jornalista e ex-preso político Emiliano José são lançados durante a reunião da Comissão da Verdade

Jornalista narra a realidade dos presos políticos na coleção Galeria F
29/08/2013 20:08

Compartilhar:

 


Realizada nesta quinta-feira audiência pública da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT). O escritor e jornalista deputado federal Emiliano José da Silva lançou a quarta parte da coleção Galeria F. Ainda foi exibido o documentário As Asas Invisíveis do Padre Renzo com base no livro de mesmo nome, de autoria do jornalista. O filme relata a trajetória do padre italiano Renzo Rossi e foi produzido por José Felippi. Também presentes à reunião da Comissão da Verdade Geraldo Moraes e Solange Lima, que participaram da elaboração do filme.

Emiliano José narrou o processo de produção e gravação do filme. Registros foram feitos em Florença, onde Renzo vivia, e depois o trouxeram ao Brasil, onde ficou de julho a setembro de 2012, quando reencontrou ex-prisioneiros políticos em São Paulo e em Salvador.

"Infelizmente", contou Emiliano, vítima de câncer faleceu em março de 2013, "ele não conseguiu ver o filme pronto.

Padre Renzo (1925-2013) chegou ao Brasil em 1965, passando a trabalhar na capelinha de São Caetano, um bairro miserável de Salvador. Sua relação com os prisioneiros começou por acaso, ao entregar uma carta a um preso de origem italiana no presídio Tiradentes, em São Paulo, em 1970.

Voltar
alesp