Vetos do Executivo afetam demandas populares

Para Luiz Claudio Marcolino, líder do PT na Assembleia paulista, as manifestações populares ocorridas em junho refletem o desejo popular de um "regime democrático de participação e não apenas de representação".
A opinião do deputado foi uma resposta à indagação da jornalista Maria Lydia Flândoli, no Jornal da Gazeta, no dia 2/8. "As pessoas querem participar de fato das decisões políticas do país", disse.
A jornalista questionou também a ausência de resposta do legislativo paulista aos eventos populares. O parlamentar disse que uma das reinvindicações ouvidas nas ruas já acontece na Assembleia: "o voto aberto para aprovação de projetos importantes".
Segundo o líder petista, o PT até tentou trabalhar com uma agenda positiva em respostas ao clamor das ruas, mas a agenda foi pautada por votações de interesse do Executivo. "Se não houve uma resposta mais consistente às manifestações isso se deve ao fato de os trabalhos terem sido pautados por interesse do Executivo", disse. Ele citou a privatização dos parques estaduais como exemplo.
Para Marcolino, ao pautar os trabalhos, o governo impediu que projetos relevantes, como o Orçamento 2014, repasse do Pré-sal para as universidades públicas e transporte público fossem debatidos. "São cerca de 700 vetos a projetos do legislativo; só no primeiro semestre foram 30. Muitos tratam mobilidade urbana, saúde e educação", disse.
lcmarcolino@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações