Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
O Projeto de Lei 326/2012, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), foi aprovado pelo governador Geraldo Alckmin. O PL, que agora tornou-se a Lei 15.098/2013, institui o dia 11 de Março como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.
De acordo com o Artigo 3° da propositura, o objetivo da data, que será inserida no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, é estimular ações informativas, visando a conscientização da prevenção contra o câncer uterino. A mesma regra também propõe informar ao Poder Público a importância da aplicação da vacina que previne a doença.
Em sua justificativa, a parlamentar afirma que o câncer de colo uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum no país, atrás apenas do de pele e mama. O responsável pela contaminação é o HPV que, anualmente, gera cerca de 470 mil novos casos e óbito de aproximadamente 230 mil mulheres por ano.
As alterações das células que podem desencadear o câncer uterino são descobertas facilmente através de exames preventivos, como o Papanicolau. Por isso é importante a sua realização periódica.
Existem mais de 200 subtipos diferentes de HPV, entretanto, somente as anomalias de alto risco estão relacionados a tumores malignos, dentre os quais o alvo do projeto.
Segundo a deputada, a data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de Harald Zur Hausen, médico que colaborou positivamente para a promoção do combate e prevenção à doença.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações