Ato solene comemora movimento contra homofobia
28/06/2013 23:04 | Da Redação: Dayane Santos Fotos: Márcia Yamamoto











Nesta sexta-feira, 28/6, foi realizado na Assembleia Legislativa, ato solene em homenagem à comunidade LGBT por iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB). O evento contou com a participação dos deputados Adriano Diogo (PT), Carlos Giannazi (PSOL), Ramalho da Construção (PSDB), Alcides Amazonas (PCdoB) e do presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT, Fernando Quaresma, além de Denilson Pimenta Jr, do Grupo Lambda/Juventude LGBT, Alessandra Acedo e Anselmo Figueiredo, do Fórum Paulista LGBT, Costa, do SOS Racismo de São Paulo, Valmira Luzia da Silva, diretora do Sintratel, Dário Neto, da Igreja da Comunidade Metropolitana, Fabio de Jesus, do Fórum Regional Diversidade Sexual Ribeirão Preto, e Dimitri Sales, da Comissão da Diversidade Estadual de Combate à Homofobia da OAB-SP.
Segundo Adriano Diogo (PT), o movimento percorre as ruas do país e tem discutido de forma intensa a questão do conservadorismo no Congresso Nacional. O parlamentar lembrou o atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano, e ressaltou que a visão fundamentalista é algo perigoso, pois favorece a homofobia, por meio da televisão, de grupos religiosos e de alguns partidos políticos. "O Brasil precisa evoluir e sair da barbárie", concluiu. Diogo elogiou os deputados presentes por lutarem a favor do movimento LGBT.
Apoio na Casa
Carlos Giannazi (PSOL) agradeceu o público presente e comentou a luta contra homofobia. O deputado destacou dois projetos de lei, aprovados pela Casa e sancionados: o que combate a homofobia e o que torna 17 de maio o Dia Oficial de Luta contra Homofobia. Giannazi comentou que a maioria dos projetos relacionados ao movimento são vetados pelas comissões. "Em 2007 fui acusado de falta de decoro parlamentar por um partido religioso por organizar uma frente a favor do movimento LGBT. A homossexualidade não é crime, pecado ou desvio comportamental."
Ramalho da Construção (PSDB) mostrou seu apoio ao movimento LGBT e fez a leitura de uma nota de esclarecimento do PSDB em relação ao projeto cura Gay. O deputado ressaltou que ele e seu partido são contrários ao projeto.
Leci Brandão (PCdoB) agradeceu as autoridades presentes e o público, e ressaltou sua luta em defesa do movimento LGBT. A deputada citou músicas, de sua autoria, relacionadas ao tema e ressaltou que o Brasil se preocupa muito com siglas, ao invés de resolver os problemas. Leci mencionou a violência cometida contra a comunidade LGBT e a invisibilidade desses crimes. "A negação de direitos é quase tão cruel quanto as humilhações por que passam os homossexuais, como a dificuldade de inserção no mercado de trabalho."
Segundo a deputada, é preciso aprovar urgentemente projetos que preveem como crime atos de racismo e de homofobia. "Não podemos descansar enquanto Marco Feliciano, na Câmara dos Deputados, representa atraso nas lutas contra os direitos humanos", afirmou Leci e acrescentou: "Falta de decoro parlamentar é a corrupção".
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações