Assembleia discute reorganização do Judiciário
25/06/2013 22:00 | Da Redação: Blanca Camargo Fotos: Vera Massaro









O Plenário da Assembleia iniciou, nesta terça-feira, 25/6, a discussão do Projeto de Lei Complementar 9/2013, do Tribunal de Justiça, que altera a organização e a divisão judiciárias do Estado. O PLC 9/13 cria o Departamento Estadual de Execuções Criminais, ao qual serão vinculadas as unidades prisionais do Estado, e o Departamento Estadual de Inquéritos Policiais, perante o qual tramitarão os inquéritos policiais.
A oposição defendeu que o texto do PLC 9 seja aperfeiçoado por iniciativa da Casa. As principais críticas feitas pelo líder do PT, Luiz Cláudio Marcolino, foram que o projeto retira a prerrogativa da Assembleia de extinguir e criar novas varas e que também não estabelece critérios para a escolha de juízes que vão preencher as novas varas derivadas da criação dos dois novos departamentos.
Para o líder do PTB, Campos Machado, o projeto, ao descentralizar sua atuação com a nova organização judiciária proposta, atende as demandas e beneficiará a população. Roque Barbieri, também do PTB, defendeu o projeto assegurando que, ao ser aprovado, ele possibilitará a agilização da Justiça, desafogando o acúmulo de processos que tramitam lentamente até agora, fazendo com que muitas vezes um preso que já cumpriu pena permaneça até um ano, após o encerramento de sua condenação, aguardando sua soltura.
O líder do Governo, Barros Munhoz, anunciou em plenário que os deputados da situação e da oposição discutem a elaboração de uma Emenda Aglutinativa Substitutiva ao PLC 9, justamente com o objetivo de introduzir no texto alguns itens apontados pelo debate. O anúncio permitiu que a sessão se encerrasse antes do previsto. Existe a possibilidade do projeto ir à votação final ainda nesta quarta-feira, 26/6.
O PLC 9
No caso de aprovação do PLC 9/13, os departamentos de Execuções Criminais e o de Inquéritos Policiais, criados pela iniciativa, funcionarão através de unidades regionais, conforme dispuser ato do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Os juízes responsáveis pelo Departamento de Execuções Criminais e o corregedor permanente de presídios, a partir de indicação do presidente do Tribunal de Justiça, serão designados pelo Conselho Superior da Magistratura, que designará também os juízes para o de Inquéritos Policiais e o corregedor permanente da polícia judiciária, a partir de indicação do corregedor-geral da Justiça.
A vinculação atual das unidades prisionais às varas competentes para conhecer as execuções criminais permanecerá vigente até a absorção do sistema pela nova estrutura. A exceção é se houver deliberação em sentido contrário do Órgão Especial do TJ.
Para o funcionamento dos departamentos, o projeto cria ainda cinco cargos de diretor, 40 de coordenador, 40 cargos de supervisor, e 80 cargos de chefe de seção judiciário, todos a serem preenchidos em caráter de comissionamento; e 400 cargos de escrevente técnico judiciário (efetivos), no regime de 40 horas semanais.
Segundo a justificativa que acompanha o texto, assinada pelo presidente do TJ, Ivan Sartori, o objetivo da descentralização proposta é atender melhor as atuais demandas do poder, com o crescimento da população carcerária.
A íntegra da proposta discutida e sua tramitação podem ser consultadas no www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações