Museu de Arte - Wandecok











Wandecok: do barro à forma criações barrocas de intensa espiritualidade
Vale lembrar que, sobretudo em Minas Gerais, a cultura era fortemente marcada por um sentimento religioso uma vez que a Igreja Católica concentrava-se, paralelamente a evangelização, a construir edifícios sacros, conventos e mosteiros se servindo também da escultura para uma cenografia que exaltava a beleza e a teatralidade das imagens dos santos em contextos inspirados ao arrependimento, ao amor e à devoção.
Não podemos esquecer que o estilo barroco, embora ter nascido na Itália no século XVIII, chegou ao Brasil cem anos após, estendendo-se até à primeira metade do século XIX. O nosso barroco é resultado de uma amalgama de diversas tendências barrocas que vão das portuguesas às francesas, italianas e espanholas e teve nos descendentes negros, caboclos e mulatos uma inestimável contribuição.
Movimento, energia e tensão são características das obras de Wandecok, um extraordinário escultor de Pernambuco, em cujas esculturas de estilo tipicamente barroco as figuras humanas retratadas não são estereótipos pois cada personagem é perfeitamente caracterizado.
Intensidade, imediatismo e detalhe, típicos da arte barroca que teve no Aleijadinho sua figura mais representativa, encontram-se na maioria de suas criações, acrescidas entretanto de um sentido de intensa espiritualidade.
Se bem que os escultores que adotaram esse estilo trabalhassem a madeira e a pedra-sabão uma grande maioria se dedicou posteriormente ao barro criando peças magníficas embora de grande fragilidade. Assim é Wandecok que, com uma extrema habilidade tem conseguido criar esculturas de grande realismo e cenas profundamente detalhadas, típicas de um grande mestre.
A obra "Atena", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, representa uma nova linha que o artista está enveredando paralelamente à arte sacra, trata-se de uma escultura de inspiração mitológica grega.
O artista
Wandecok, pseudônimo artístico de Wandecok Cavalcanti de Almeida, nasceu em Caruaru, no Estado de Pernambuco. Em 1980, aos 15 anos acompanhou sua família de mudança para a cidade pernambucana de Tracunhaém. Autodidata, desenvolveu, desde então, seu talento de escultor na convivência com os ceramistas locais, os mestres santeiros Zézinho de Tracunhaém, Maria Amélia e Nilson, dentre outros.
Consagrou-se como um dos principais Santeiros do Brasil em cerâmica. Suas peças, em estilo barroco, por excelência, integram movimentos e gestos que expressam a teatralidade do estilo e realçam a sutileza dos detalhes.
Wandecok tem participado, desde 1982, de diversas exposições em cidades brasileiras, bem como em galerias de arte e espaços públicos como a Galeria da Fundação Joaquim Nabuco-PE, Flaytme-Campo Grande-MS, Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Salão Negro do Congresso Nacional e outros.
Hoje o artista, além de concretizar o reconhecimento nacional dentro da área escultórica na cerâmica, com trabalhos enviados também para o exterior, ministra cursos e workshops em ateliês e faculdades. Ministrou cursos em diversos centros culturais, destacando-se entre eles: Brasília-DF; Itu-SP (2008); Belo Horizonte-MG, Atelier Arte da Terra, (2006 e 2007); Salvador-BA, (2006); Recife (Várzea)-PE, Atelier Arte em Esculturas (2005); Carpina-PE, Templo das Artes, (2003 a 2004); Campo Grande-MS, Pantanal-MS, Hotel Fazenda, Stº Antonio, Taguatinga, Brasília-DF, (2002); Brasília-DF - Atelier Wika, (1999 2000 e 2001); Sapé"PB - Capacitação para professores da rede de ensino do Município (1998); Brasília-DF - Museu Candango, (1998); Tracunhaém-PE - Núcleo de Produção Artesanal " (1997); Carpina-PE, Centro EMATER " (1994); Campo Grande"MS - Centro de Cultura Aracy Balabanian, (1992 a 1994); Olinda-PE - Garotos de rua " (1990).
O artista foi premiado no Salão Nacional de Cerâmica, Curitiba-PR (2004); Salão de Artes do Exército Brasileiro, Campo Grande-MS (1994) e na 1ª Bienal do Artesanato do Estado de Pernambuco (1986).
Suas esculturas sacras constam do acervo de importantes museus no Brasil, entre eles o Memorial da América Latina em São Paulo, Museu de Arte Sacra, de Olinda-PE, Museu da Memória Candanga, em Brasília-DF e Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações