Membros do Legislativo paulista prestigiam posse de Rogério Amato na Facesp e ACSP
06/05/2013 23:11 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Roberto Navarro e Eliana Rodrigues Palácio dos Bandeirantes

















Prestigiada por diversos deputados, entre eles o presidente da Assembleia paulista, Samuel Moreira, a posse de Rogério Amato à frente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ocorreu nesta segunda-feira, 6/5, no clube Monte Líbano, na capital paulista. A solenidade teve na mesa de autoridades a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Após apresentação da orquestra do Instituto Baccarelli e de um vídeo institucional, Amato, que deve ficar no cargo até março de 2015, agradeceu às autoridades, sindicalistas, empresários e jornalistas presentes e contou um pouco da história da associação, fundada em 1894. Lembrou que são 30 mil associados em todo o Estado, com 15 sedes distritais e mais de 200 mil empresas, que envolvem além do comércio o agronegócio.
Imposto visível
Amato agradeceu especialmente a presidente Dilma por ter sancionado a lei que permite a visibilidade em notas fiscais do valor correspondente ao imposto arrecadado em cada produto comercializado. "Numa grande mobilização reunimos 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto da lei que entra em vigor no dia 9/6".
Gentilmente, Amato cedeu parte de seu tempo para que o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, pudesse se pronunciar. Ele disse que pretende ampliar a parceria com a ACSP e que está preocupado com o fantasma da inflação. Também em agradecimento à presidente Dilma, Patah comentou a regularização da profissão de comerciário.
O prefeito paulistano lembrou os 15 anos em que trabalhou em comércio na rua 25 de Março, na capital paulista, dizendo que conhece a burocracia que envolve o setor. Para figurar como cidade ambientalmente amigável para o Banco Mundial, destacou Haddad, São Paulo precisa se adequar e simplificar leis que regem o segmento de negócios. "Temos que sair do distante 140º lugar no ranking de competitividade.
Reforma Tributária
Alckmin afirmou que o empreendedorismo está no DNA do Estado e que o governo está compromissado com o setor. Sobre a questão tributária, cujas alterações estão prestes a ser votadas por meio de projeto de resolução no Senado, Alckmin afirmou que a alíquota sobre produtos eletrônicos deveria ser padronizada em todo o país, para que não se criem cidades "duty free" " expressão inglesa para isenção de impostos " no Brasil.
Após cumprimentar os que se pronunciaram, seu vice, seus ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Desenvolvimento Industrial e Comércio, Alessandro Teixeira (em exercício), e da Comunicação, Helena Chamas, bem como o presidente da Assembleia, Samuel Moreira, Dilma destacou que as micros e pequenas empresas fortalecem a economia e a sociedade. Elogiou o trabalho do vice-governador paulista, Guilherme Afif Domingos, também ex-presidente da ACSP, em defesa dos pequenos empresários. "Com seu empenho na aprovação de artigo constitucional que deu tratamento diferenciado ao segmento, milhares de brasileiros que trabalham por conta própria foram tirados da informalidade."
Dilma afirmou ainda que o povo brasileiro, de uma forma geral, alcançou uma boa condição enquanto consumidor: é o 2º maior do mundo no ramo de cosméticos, o 4º em automóveis, e lidera a demanda por equipamentos de comunicação e informação. "Segundo o IBGE, bem mais da metade dos negócios estão na área de serviços", destacou.
Além de Amato, tomou posse o corpo de diretores e conselheiros da Facesp e da ACSP.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações