Conscientização da alienação parental
Relatos de pais e mães de casamentos que acabaram e que usam seus filhos para atingir o outro, às vezes até privando a criança do contato com o pai ou mãe, são cada vez mais comuns nos dias de hoje. Esse comportamento recebe o nome de alienação parental e traz sérias consequências ao desenvolvimento infantil.
Para conversar sobre esse delicado tema, Ferrarini participou da gravação do programa Assembleia Debate, na Assembleia Legislativa, com o mediador familiar e presidente nacional da organização não governamental Associação de Pais e Mães Separados (Apase), Analdino Rodrigues Paulino Neto, a psicanalista Priscila Gasparini Fernandes e a advogada Valquiria Alves Bezerra.
A Apase, que tem representantes em todo o país e desenvolveu um trabalho para conscientização sobre o tema, diz que esses relatos são muito comuns. "Esse comportamento é muito prejudicial para a criança, podendo afetar muito sua vida adulta. Por isso comemoramos a sanção da Lei da Alienação Parental, que é o maior marco na história da luta pela igualdade parental no Brasil", frisou Analdino.
A Lei da Alienação Parental, sancionada em 26 de agosto de 2010, busca combater uma prática que representa diversos perigos a criança, podendo levá-las ao uso de drogas. O tema preocupa Ferrarini, que abraçou a causa "A alienação parental precisa ser muito discutida, pois ela representa verdadeira violência psicológica contra a criança", enfatizou o deputado.
eferrarini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações