Transferência da capital do Estado para Santos

A terra natal de José Bonifácio de Andrada e Silva, a cidade de Santos, se tornará, de forma simbólica, a capital do Estado de São Paulo todo dia 13/6, data de nascimento do Patriarca da Independência. Esse é apenas um dos dispositivos do Projeto de Lei 612/2011, de Telma de Souza (PT), que cria o Programa Memória de José Bonifácio, aprovado em 17/4, na Assembleia Legislativa, por unanimidade.
A matéria já havia sido objeto do Decreto 50.499/2006, que foi cumprido apenas no ano de sua criação, em 2006, pelo então governador Cláudio Lembo. Se sancionado poderá valer já em 2013, quando se comemoram os 250 anos de nascimento de Bonifácio.
Além da transferência simbólica da capital paulista, com a presença do governador, a matéria prevê a promoção de cerimônia cívica junto ao monumento do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo, durante os festejos da Semana da Pátria.
O texto ainda prevê a republicação das obras do ilustre santista pela Imprensa Oficial do Estado, a inserção de uma semana de atividades no calendário escolar da rede estadual, entre outras providências.
"O programa Memória de José Bonifácio é mais que uma simples homenagem, é a exaltação àquele que foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos, essencial no processo de independência do nosso país. As novas gerações precisam conhecer e reverenciar sua trajetória", destacou Telma, que entre 1989 e 1992 foi prefeita de Santos.
telmadesouza@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Em greve, auditores-fiscais da Receita Federal pedem reposição das perdas acumuladas desde 2019
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- André do Prado é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Audiência na Alesp debate 'Lei Anti-Oruam' e criminalização do funk
- Alesp aprova financiamento para expansão da Linha 5 do Metrô, beneficiando a zona sul da Capital
- Entidades do funcionalismo realizam plenária pela reconquista de direitos
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2025; receita prevista é de R$ 372 bilhões
- Artigo: Inflação de alimentos no Governo Lula
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações