Museu de Arte - Huang Weng Mei-o


12/04/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Huang Weng Mei-o<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra 1 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra 2 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra 3 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra 4 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Huang Weng Mei-o: imagens realistas refletem a felicidade de pintar as "Cores da Mata"





Sob uma aparente simplicidade, a obra de Huang Weng Mei-o é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora mantendo-se distante de todo excesso pictórico, para colher a essência da imagem.



A artista não pertence àquela classe de pintores que busca longe a temática de seus quadros, nem à dos que estão em contínua procura de novidades, pois encontra tudo o que necessita para se exprimir até mesmo dentro de casa, ou no perímetro do seu jardim.



Ela pinta suas obras animada por um sentimento de sincero amor pelo mundo. Trata-se de um sentimento forte e puro, quase de natureza religiosa. Com extremo pudor, ela procura falar a si mesma e aos outros.



Tudo o que a cerca, desde a grande árvore à pequena folha, dos pássaros aos frutos, repletos de beleza, cheios de fantasia e de mistério, com suas luzes e sombras, a pintora reúne no seu desenho, como fragmentos do universo.



Huang Weng Mei-o deseja transmitir o que ela mesma vivencia, o que sente de sua feliz interpretação da vida, de maneira clara e direta, através de imagens realistas.



Acreditando firmemente no que faz, somente cria o que constitui para ela elemento de vida. Dialogando com suas flores, com suas plantas, seus animais e pássaros, envolve suas obras num profundo sentimento poético, para oferecê-las aos admiradores da natureza, com sua humildade tipicamente oriental.



Nas obras que apresenta a partir de segunda feira no Espaço Cultural V Centenário no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, verifica-se mais uma vez que sua pintura é toda interior. É feita de emoções que a artista sinceramente manifesta frente às coisas mais simples e humildes do Criador. Mesmo tendo sua origem e seu mundo poético nas coisas mais modestas, o canto que delas ecoa é límpido como a água do riacho ou da nascente.



A artista



Huang Weng Mei-o, nasceu em Taipei (Taiwan), em 1955. Formou-se pela Faculdade de Artes Plásticas de Taiwan e a seguir transferiu-se para o Brasil.



Integrou-se à Associação de Artistas Plásticos Chineses no Brasil, da qual é conselheira. Criou um ateliê de pintura, onde, como professora, ensina composição e técnica.



Desde 1996, participa de exposições coletivas e individuais, destacando-se as do Salão Verde Ana Rosa, onde obteve Medalha de Prata (1996); Clube Ipiranga (1998); Exposição Toyota de Artes Plásticas (1999); Consulado de Taiwan, São Paulo (2000); Associação de Artistas Plásticos Chineses no Brasil (2000, 2001 e 2002); Espaço Cultural Itaú (2001); Espaço Cultural de Taiwan em São Paulo (2004); e Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005).



Possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Notícias mais lidas

alesp