57º Congresso Estadual de Municípios tem como tema renovação do pacto federativo
03/04/2013 20:44 | Da Redação: Joel Melo Fotos:José Antonio Teixeira



















O atual presidente da Associação Paulista de Municípios, deputado Celso Giglio (PSDB), abriu nesta terça-feira, 2/4, o 57º Congresso Estadual de Municípios defendendo a tese de um novo pacto federativo, tema que é a principal reivindicação de todos os prefeitos que lotaram o Mendes Convention Center em Santos, São Paulo.
Em sua fala, Giglio agradeceu a "hospitalidade do povo santista" e disse que o momento atual é de reflexão sobre o que os municípios representam para as pessoas. "Todos dependem, e muito, das ações das prefeituras". Giglio lembrou que haverá muito tempo no congresso para a discussão das necessidades dos municípios (o congresso vai até sábado). "Mas é bom lembrar, desde já, que nós defendemos há muito tempo uma divisão igualitária do bolo tributário: um terço para a União, um terço para o Estado e um terço para os municípios, que usarão esse terço para cuidar da vida das pessoas, porque as pessoas moram no município".
Parceiros
Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira, defendeu um novo pacto federativo mais justo e classificou o congresso como um fórum privilegiado para trocar experiências e perceber novas tecnologias para serviços. E incentivou: "vamos nos unir, representantes que somos dos entes federativos, num encontro absolutamente suprapartidário, com o objetivo único de fortalecer o município, para que ele possa prestar mais serviços de qualidade e fazer mais investimentos em obras que sejam úteis para o nosso povo. Para isso não basta criatividade. São necessários recursos".
Samuel Moreira criticou a concentração de recursos na União. "Os municípios ficam com 13% do bolo tributário; os Estados, com 25% e a União, com 63%. Isso não é culpa do governo A, B ou C. Isso é histórico, vem desde o tempo da colonização. Mas nós não viemos aqui só para reclamar. Viemos para dizer que vocês podem contar com a Assembleia Legislativa. Aqui estão legítimos parceiros de vocês".
Antes do evento, o deputado Luciano Batista (PSB), que é da Baixada Santista, fez questão de dar as boas-vindas aos participantes e falou que a escolha de Santos para sediar o congresso foi benéfica para o turismo da cidade. Sobre os municípios de uma maneira geral, Luciano Batista ressaltou a necessidade de mais recursos para as prefeituras. João Caramez (PSDB) foi na mesma linha de raciocínio da maioria dos participantes do congresso: troca de ideias entre gestores, maior autonomia para os municípios, novo pacto federativo e menos centralização de recursos.
Também falaram na abertura do evento o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini e o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, entre outros.
Após o encerramento, os deputados paulistas fizeram questão de conhecer o estande da Assembleia Legislativa, que marca a presença da Casa do Povo no principal evento dos municípios paulistas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações