Presidente eleito concede coletiva e fala de pacto federativo
16/03/2013 00:51 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Roberto Navarro, Vera Massaro, Marco Cardelino, Marcia Yamamoto




Após sua eleição para a presidência do Legislativo paulista, Samuel Moreira concedeu entrevista coletiva quando afirmou que "o Poder Legislativo é um pilar da democracia, ao lado dos demais poderes, com a iniciativa de aprimorar projetos apresentados pelo Executivo e pelo Judiciário". "Mas", ressaltou o presidente, "é o Legislativo que representa diretamento o povo".
Perguntado sobre a PEC 1/2013, que restringe ao procurador-geral de Justiça a função de investigar autoridades do Estado, inclusive os deputados estaduais, Moreira afirmou que se trata de um tema que tomou relevância e que a Casa deve debater, sempre respeitando a independência e a harmonia entre poderes, uma vez que o Ministério Público é um poder constituído. O presidente destacou que o Colégio de Líderes é que decidirá quando a PEC deverá ser submetida à apreciação de todos os 94 parlamentares, "cuja deliberação será respeitada".
O presidente deixou claro que o Legislativo não é um órgão carimbador de projetos encaminhados pelo Executivo. "As matérias são apreciadas de acordo com a Ordem do Dia, sempre com muito debate, pois a oposição não pode ser "atropelada". Há de se respeitar a correlação de forças."
Reunião de Mesa
Samuel Moreira informou que na segunda-feira, 18/3, a nova Mesa Diretora se reunirá para discutir questões internas e que o Colégio de Líderes se reúne na terça-feira, 19/3.
Questionado sobre liberação de registro de ponto para alguns funcionários e troca da frota veicular da Assembleia, Moreira falou que ambos os assuntos deverão ser tratados em reunião da nova Mesa. "Só agora teremos acesso a algumas informações específicas", disse Moreira frisando que vai tocar o trabalho respeitando a Mesa anterior, porém "com perfil diferente, pois trata-se de uma nova Mesa, composta por pessoas diferentes". Moreira afirmou que qualquer decisão sobre esses temas será tomada com vagar e levará em consideração a opinião dos deputados. Já quanto aos funcionários do Poder Legislativo, o novo presidente quer que estes tenham a auto-estima elevada.
O presidente pretende continuar atuando em favor de sua região, o Vale do Ribeira, e da Baixada Santista. "Vou acompanhar o andamento dos projetos referentes ao túnel de ligação seca Santos-Guarujá e da implantação do VLT na Baixada Santista." Quanto ao Vale, Moreira afirmou que se empenhará na implementação do novo hospital para atender a região.
Transparência e pacto federativo
"A Casa é transparente até porque é nossa obrigação ser assim", informou Moreira. Ele afirmou que as demandas por acesso a informações que chegarem ao conhecimento da nova Mesa serão atendidas de acordo com o que estabelece a legislação. "Temos que responder à imprensa e à sociedade sem negar informações".
À frente do Legislativo paulista, Moreira adiantou que lutará pela aprovação no Congresso da Pec, que conta com a assinatura de 14 assembleias legislativas, para ampliar as prerrogativas dos Estados, que poderão passar a legislar também sobre questões como relações de consumo e ocupação do solo. "Falarei com outros presidentes de legislativos estaduais e irei ao Senado pleitear a aprovação dessa PEC, de forma a avançar no pacto federativo, uma vez que essa autonomia dos Estados é necessária, sobretudo para São Paulo", concluiu Moreira.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações