Integrantes da CPI de Reprodução Assistida visitam o Hospital Pérola Byington




O deputado Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para investigar supostas irregularidades praticadas em clínicas especializadas de reprodução assistida (RA) no Estado, compareceu ao Setor de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington (HPB), nesta quarta-feira, 21/11. Ele foi acompanhado pelo vice-presidente da CPI, deputado Ulysses Tassinari (PV) e pela deputada Célia Leão (PSDB), que lá estiveram com o objetivo de conhecer o atendimento realizado pela instituição. A importância da visita deve-se ao papel de referência que o HPB representa nessa área.
Para Carlão Pignatari o processo requer o máximo de cuidado, não só com a saúde física das candidatas à RA, mas também com seu equilíbrio psíquico.
Celia Leão explicou que não há dúvida da existência de uma demanda da sociedade por procedimentos de RA. Assim, os parlamentares estão preocupados em verificar o funcionamento de instituições que operam no segmento, bem como as denúncias de clínicas possivelmente inescrupulosas. Enquanto isso, Tassinari assinalou a importância do HPB que atende mulheres sem distinção de idade ou classe social.
Foi também aventada, pelos parlamentares, a possibilidade de ser incluída no Orçamento para 2013 emenda solicitando aumento de verba para o HPB, ampliando sua capacidade de atendimento.
Hospital Pérola Byington
Segundo o diretor da Gerência de Reprodução Humana, Mario Cavagna, a missão do HPB é prestar assistência médico-hospitalar e ambulatorial, sendo referência também em outras áreas como ginecologia, reprodução humana e oncologia genital e mamária. Sua atuação abrange ainda a educação em saúde da comunidade, a pesquisa, o ensino, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e o intercâmbio com instituições de ensino. Ele informou que o HPB está ligado à Secretaria da Saúde do Estado e que o financiamento do serviço é todo feito por essa secretaria, não recebendo nenhum outro repasse, nem mesmo do SUS, do Ministério da Saúde ou qualquer outra entidade. O orçamento anual permite a realização de cerca de 300 ciclos (cada ciclo corresponde a uma tentativa de engravidar) de reprodução assistida por ano.
Luiz Henrique Gebrim, diretor técnico responsável por gerir a entidade, disse que a área de reprodução assistida oferece um serviço totalmente gratuito a candidatas que pretendem engravidar através da técnica, mas a fila de espera chega a 1,5 ou 2 anos. Só depois de zerar essa fila de espera será possível atender novas pacientes.
Para a equipe médica foi importante destacar que o hospital opera com capacidade ociosa. Seria então necessário dobrar a verba anual, para que toda a capacidade de atendimento da estrutura fosse ocupada. Dessa forma, a fila de espera seria zerada.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações