Plano de sustentabilidade para Araraquara

Roberto Massafera (PSDB) participou no último final de semana de reunião promovida pela prefeitura de Araraquara, na qual se iniciou uma série de discussões para elaborar um plano de desenvolvimento sustentável para a cidade.
A reunião contou representantes da sociedade civil e entidades como Cooperativa Acácia, Daae, Senai e Unesp, e foi coordenada por professores e alunos do curso de Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Entre os presentes estavam os secretários municipais José dos Reis Santos Filho (Meio Ambiente) e Alessandra de Lima (Desenvolvimento Urbano), além das professoras Erica Gallucci, coordenadora do FIS, Leeward Wang e Maria de Mello, todas da FGV.
Massafera afirmou que o governo do Estado de São Paulo tem interesse e pode dar incentivos, fiscais e financeiros, para projetos com base tecnológica ou de desenvolvimento de novas matrizes energéticas mais sustentáveis, como eólica ou solar.
Ele alertou, no entanto, que a excessiva quantidade de impostos no Brasil é um obstáculo. "Temos uma carga tributária muito elevada, 35% do PIB. Existe uma sobretaxa nas contas de energia elétrica, por conta da construção de novas hidrelétricas, que no Brasil é de 25% a 30%. Nos Estados Unidos é de 5%. Isso reduz nossa competitividade", questionou o parlamentar.
O parlamentar alertou ainda sobre a baixa capacidade de investimento dos municípios. A maior parte da arrecadação é concentrada pela União. Além de não ter recursos, os municípios vêm assumindo cada vez mais obrigações sociais.
rmassafera@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações