Estado inaugura mais 95 vagas para dependentes químicos em Itapira
31/07/2012 14:34 | Da Redação Fotos: Fernando Pineccio - A Gazeta Itapirense


Com 75 anos de existência e considerado uma das referências em São Paulo no tratamento de dependentes químicos (crack, cocaína, álcool e outras drogas) o Instituto Bairral de Psiquiatria, com sede em Itapira, oferece desde 2009, por meio de convênio com a Secretaria da Saúde, 105 leitos destinados aos pacientes do SUS (35 para usuários de crack e 70 para viciados em álcool). Desde o dia 25/7, o convênio passou disponibilizar mais 95 vagas: 15 para gestantes, que serão tratadas na mesma unidade onde vem sendo realizado o tratamento pelo SUS, e 80 para adultos do sexo masculino, na nova Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, também no município de Itapira.
A nova unidade terapêutica " gerida em parceria pela Unifesp, pelo Instituto Bairral e pela Secretaria da saúde e totalmente financiada pelo governo do Estado " foi inaugurada no dia 25/5, em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alkmim, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, do secretário de Estado de Saúde em exercício, José Manoel Teixeira, e do presidente da Fundação Espírita Américo Bairral, Alberto Rosatto, entre outros.
Segundo Barros Munhoz, "hoje sabemos que não basta prevenção ou mesmo a internação dos dependentes. Tem de haver um conjunto de ações que propicie uma melhora considerável do usuário, diminuindo assim as possibilidades de recaída".
Munhoz frisou que o Instituto Bairral é referência na área psiquiátrica, e que, com seus 75 anos de história, sai na frente mais uma vez com a implantação da Comunidade Terapêutica Santa Carlota.
Geraldo Alckmin destacou o pioneirismo da iniciativa no país, classificando a comunidade como "um grande passo no combate às drogas". "Já tínhamos 105 vagas, agora são 200 leitos em uma das instituições mais respeitadas, sérias e com enorme experiência na área".
A nova unidade terapêutica " que conta com a coordenação de Maurício Landre, especialista em dependência química pela Unifesp, e a supervisão de Ronaldo Laranjeira, professor titular da Unifesp e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outra Drogas " destina-se a dependentes químicos que já passaram pelo tratamento com internação no serviço público do Estado e não tem suporte familiar ou social. Como os pacientes estão em período de abstinência e desintoxicação, e nessa fase é comum haver recaídas, a unidade funciona como uma "moradia transitória". Na comunidade, os pacientes podem participar de cursos profissionalizantes, como técnico agrícola ou técnico em guia de ecoturismo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações