Apta atua na agropecuária

Ligada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta) tem como missão coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas ao agronegócio. Para isso, desde sua criação, coordenou ações de seis institutos de pesquisa da secretaria, além de 15 polos regionais, distribuídos pelo Estado, e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).
Os institutos de pesquisa sempre atenderam à demanda tecnológica das várias cadeias de produção do agronegócio, com foco na inovação, dotada de responsabilidade social e ambiental, e contribuíram para o desenvolvimento regional, a inovação científica e tecnológica e o fortalecimento da Economia baseada em agronegócio. São eles os institutos Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), da Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (Ital) e de Zootecnia (IZ).
Com sede na capital paulista, a agência publica 12 revistas científicas e técnicas, vinculadas diretamente aos institutos, além da revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, ligada ao Departamento de Gestão Estratégica. Essa publicação busca ser um veículo de difusão dos conhecimentos e tecnologias gerados ou adaptados pelos institutos e polos da Apta, e contempla suas áreas de atuação: fitotecnia, sanidade animal e vegetal, zootecnia, aquicultura e pesca, economia agrícola, tecnologia de alimentos e agregação de valor. A publicação pode ser consultada em http://www.dge.sp.gov.br/documentos.asp
Atuação regionalizada
Estabelecida na década de 1990, com sede em Campinas, a Apta Regional coordena a atuação de 15 Polos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, localizados nas diversas regiões do Estado, e de 19 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento. Seus 192 pesquisadores científicos atuam nas áreas de fitotecnia e exploração vegetal, zootecnia e produção animal, sanidade animal e vegetal, aquicultura e pesca.
Em Campinas são sediados também a Assistência Técnica, o Centro de Administração da Pesquisa e Desenvolvimento e o Núcleo de Informação e Transferência do Conhecimento. Já o Centro de Insumos Estratégicos e Serviços Especializados tem duas sedes: em Sorocaba e em São Roque. Nas sedes regionais são realizados cursos de capacitação em diversos níveis, como o de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, realizado em julho de 2012 no Polo Regional Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu (SP).
Até o próximo dia 23/7, na Apta Campinas, estarão abertas as inscrições para bolsas de iniciação PIBIC/PIBITI (Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades da Apta Regional podem ser consultadas no site http://www.aptaregional.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações