CPI da Segurança Alimentar , pesquisadores dizem que uso de agrotóxicos é seguro.

Cientista do Departamento de Engenharia Rural e Solos do campus Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor-doutor Geraldo Papa fala de suas pesquisas na área do manejo integrado de pragas e do uso seguro do agrotóxico.
16/02/2011 12:52

Compartilhar:

 


A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para investigar as ameaças à segurança alimentar no Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira, 15/2, sua última reunião para a oitiva de convidados.

Professor-doutor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), Ângelo Zanaga Trapé, falou de sua pesquisa de 30 anos sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde do agricultor e na segurança alimentar. Em todos esses anos, disse, não foi detectado nenhum caso de intoxicação alimentar por agrotóxicos, pois todos os casos foram de contaminação de trabalhadores por falta de orientação no uso dos produtos

Segundo o professor, as análises sobre a presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos feitas tanto pela Anvisa como pelo Ministério da Agricultura mostram que sua segurança é muito boa, mesmo em produtos considerados críticos como batata e pimentão. Os níveis residuais são ínfimos, garantiu.

Marcelo Menossi, professor da Unicamp, abordou a questão dos alimentos transgênicos. Segundo ele, a lei de biossegurança brasileira é uma das mais avançadas do mundo, e a liberação de um produto transgênico é antecedida de grande análise, tanto no Brasil como nos Estados Unidos ou Europa.

Cientista do Departamento de Engenharia Rural e Solos do campus Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor-doutor Geraldo Papa falou de suas pesquisas na área do manejo integrado de pragas, que "é hoje o modo mais racional de agricultura sem efeitos maléficos ao meio ambiente".

A produção integrada garante a sanidade mesmo na agricultura tradicional. Técnicas de manejo que incluem integração com a pecuária e rotatividade de culturas diminuem a necessidade de pulverizações. "O problema está no mau uso dos defensivos agrícolas", disse Geraldo Papa, ressaltando que esses produtos têm tido um avanço significativo, tornando-se mais seletivos.

Voltar
alesp