Encontro com mulheres debate planejamento familiar
Organizado pela deputada Ana do Carmo (PT) realizou-se nesta sexta-feira, 12/12, no auditório Teotônio Vilela, o Encontro com Mulheres, evento com objetivo de debater os direitos femininos com relação à reprodução, questão definida na ocasião como um desafio à democracia.
Estiveram presentes no evento o deputado federal José Genoíno (PT/SP) e o vereador eleito por São Paulo Ítalo Cardoso, além de representantes da sociedade.
A integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Dulce Xavier, uma das coordenadoras da reunião, explicou que um dos temas focais da instituição, além da defesa da democracia, é trabalhar a mudança de padrões culturais e religiosos, que procuram cercear a autonomia das pessoas quanto à sexualidade e reprodução.
Na ocasião foi distribuída a cartilha Direitos reprodutivos: um desafio á democracia, que pretende contribuir para a divulgação dos direitos femininos e servir de base para a reflexão da relação desses direitos com a democracia. Segundo Dulce, existe uma movimentação de fundamentalistas religiosos contra os direitos femininos já conquistados, que se materializa em legislações locais para a criminalização da decisão de planejamento familiar e temas correlatos. Ela também citou a instalação de CPI no Congresso Nacional contra o aborto nos casos permitidos em lei, como no da gravidez resultante de estupro. "Essa atividade", declarou, "é uma ação invasiva contra a sensibilidade das mulheres, bem como um retrocesso dos direitos femininos já conquistados".
Genoíno alertou que os defensores dos direitos femininos devem estar atentos para evitar a instalação dessa CPI, que poderá ser um atentado à figura feminina. O deputado também convidou a todos para que marquem posição na defesa de seus direitos já a partir da conferência de direitos humanos que ocorrerá no início da próxima semana, em Brasília.
Ana do Carmo declarou-se defensora dos direitos das mulheres, comprometendo-se a estar alerta em todas as situações em que esses direitos possam ser ameaçados, principalmente aqueles referentes à salvaguarda da saúde feminina.
O vereador eleito Ítalo Cardoso disse que criminalizar o aborto em situações de estupro, como pretendem os fundamentalistas, não é a resposta adequada às questões sociais. Seu enfoque é a defesa democrática aos direitos femininos já conquistados.Encontro com mulheres debate planejamento familiar
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações