Integração da sociedade civil à Delegacia de Crimes Raciais é proposta na Assembléia




Em audiência pública sobre integração da sociedade civil à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, realizada nesta terça-feira, 9/5, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, representantes de variados segmentos da sociedade civil destacaram que a criação da nova delegacia, ocorrida no último dia 23/3, foi "a grande conquista de todos que trabalham em defesa dos direitos humanos e do respeito às diferenças".
A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), membro da Comissão de Segurança Pública, propôs a realização da audiência pública como forma de o Parlamento paulista sediar a proposta de integração da sociedade com a recém-criada delegacia.
Na audiência, foram discutidos temas como a intolerância em brigas de torcidas organizadas, conflitos raciais e étnicos, perseguições ou ataques a homossexuais e prostitutas.
A delegada-titular da nova delegacia, Margarette Barreto, foi homenageada por sua luta na defesa dos direitos humanos. O deputado Renato Simões (PT) declarou que "todos temos muito o que comemorar com a instalação da delegacia", ao parabenizar os responsáveis pela iniciativa.
Já o delegado-geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo, prometeu combater a intolerância ao declarar que é importante investir no trabalho da delegacia, contando com a participação da sociedade civil e da polícia, reforçado por um "cinturão de inteligência" no uso de recursos como a informática.
José Roberto Bellintani, do Instituto São Paulo Contra a Violência, também participou da mesa de trabalhos como representante da sociedade civil. Ele ressaltou a importância do trabalho pelo respeito à vida com a integração entre sociedade civil e governo.
Além de reafirmar a necessidade da criação da nova delegacia para combater a violência contra as pessoas, os participantes da audiência reivindicaram a apuração rigorosa de infrações, com o trabalho efetivo em todas as delegacias e o desenvolvimento de políticas públicas de combate à violência.
O tema "Racismo no Esporte" foi apresentado por Roberto Cicivizzo, da Federação Paulista de Futebol. Ele afirmou que o trabalho da nova delegacia, somado ao de setores da OAB e de entidades de combate ao racismo, já provoca resultados positivos nos estádios da capital paulista. Cicivizzo afirma que só o trabalho conjunto da Polícia Civil, das autoridades e, especialmente, da sociedade mobilizada pode combater a violência.
Para a monja Isshin, da Comunidade Zen Budista do Brazil, a principal forma de se combater a violência é através do amor e da educação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações