Conservatório Dramático Musical de São Paulo comemora cem anos de fundação
13/02/2006 16:45



O Conservatório Dramático Musical de São Paulo comemora, nesta semana, cem anos de fundação. No início do século passado, importantes acontecimentos ajudaram a difundir a arte na cidade de São Paulo. Data dessa época a construção do Teatro Municipal, a ascensão de artistas amadores e profissionais, notadamente de origem italiana, e a criação desse conservatório.
Fundada em 15 de fevereiro de 1906, esta escola de música é fruto do sonho da aristocracia paulistana - apoiada por discreto, mas seguro apoio de autoridades estaduais e municipais ", que buscava o desenvolvimento artístico na cidade, especialmente nas áreas da Música e do Teatro.
O Conservatório, que tem na sua história alunos como Dinorá Milene, Alice Fisher, Samuel Archanjo dos Santos e Mário de Andrade, sendo que estes dois últimos chegaram a fazer parte do corpo docente da escola, instalou-se, inicialmente, em um prédio que teria pertencido à Marquesa de Santos, localizado na esquina das ruas Brigadeiro Tobias e Seminário.
Pouco tempo depois, transferiu suas atividades para o edifício onde se encontra até hoje, na avenida São João, adquirido mediante subvenções do Estado, Município e colaboração da sociedade civil, que prestigiaram a recém-fundada instituição, assegurando-lhe valioso auxílio financeiro na compra da sede própria, instalação, aquisição de mobiliário e instrumental.
Desde seu funcionamento inicial, o conservatório contou com o apoio de importantes figuras da sociedade paulistana, representantes da política e da administração pública. Entre elas destacam-se os deputados estaduais Herculano de Freitas e Mário Tavares. No Legislativo estadual chegou a ser aprovado um projeto de loteria, cuja receita seria destinada ao conservatório. Ele foi posteriormente revogado pelas dificuldades de seu eficaz cumprimento.
O então vereador ao município de São Paulo, Pedro Augusto Gomes Cardim, acumulou o cargo de secretário do conselho superior e diretor dos cursos, à época da primeira turma. Constituída por 182 alunos, sendo 134 contribuintes e 48 isentos de pagamento, esta turma teve aulas de canto, artes cênicas, instrumentos de sopro, piano e harpa.
Extensa a relação dos alunos que constituíram as turmas anuais do conservatório. Muitos foram prosseguir estudos na Europa, especialmente na França, Bélgica e Itália. Anos mais tarde, alguns deles vieram a ser professores da própria escola.
A história do Conservatório Dramático Musical de São Paulo é dinâmica. Em 1923 ele passou a ser reconhecido como de utilidade pública. Nove anos mais tarde, os cursos ministrados foram reconhecidos oficialmente pelo Governo do Estado. Disputas políticas e a discussão sobre a federalização do conservatório nas décadas de 1940 a 1970 provocaram uma decadência nas atividades da escola.
O ressurgimento começa em 1976 com uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que classificou o "Conservatório Dramático e Musical de São Paulo como Fundação" e determinou a sua regularização como tal.
O centenário do conservatório vai ser comemorado junto a obras de revitalização e restauro de suas instalações, mas sem se esquecer de que neste período fez muito pela arte no Estado e no Brasil, tendo diplomado, em seus cem anos de existência, cerca de 7.000 artistas.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações