Emoção, criatividade e cromatismo na geometria abstrata de Leo Natale


Diversos artistas latino-americanos de gerações recentes têm explorado na pintura, no final do ultimo milênio, uma série de códigos formais da geometria, trabalhando-os em direções novas e apresentado suas criações separadamente dos que não abandonaram seus interesses plásticos orientados no campo da geometria e do construtivismo tradicional.
O brasileiro Leo Natale utiliza uma espécie de geometria abstrata que não se preocupa com o rigor das linhas, realizando uma obra interessante tanto do ponto de vista da sensibilidade cromática quanto da textura.
Demonstrando um bom domínio sobre o espaço construtivo, ele exerce uma posição pessoal frente à abstração significativa, traçando com liberdade suas linhas. A singularidade do artista está na medida em que a cor invade os espaços criados.
Partindo das propostas consignadas pela geometria na história da arte, através das idéias lançadas por Pietr Mondrian e Malevitch, as pesquisas e explorações do artista no campo do cromatismo se constituem em mutações significativas. Os efeitos das luzes e das sombras aclaram a superfície e dão um sentido de realidade ao significado conceitual do artista.
Na obra "Sem título", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, Leo Natale rompe com o conhecido tradicionalismo geométrico e no faz notar o seu apreço pela luz, não podendo, por isso, ser classificado de frio e cerebral, mas emocional e criativo.
O Artista
Leo Natale, ou Leonardo Natale, nasceu em São Paulo, em 1965. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em l983, com bacharelado em pintura.
Freqüentou cursos livres de desenho na Pinacoteca de São Paulo, Atelier Livre de Pintura Tempera e Gravura no Museu Lasar Segall, pintura com técnica em textura com Paulo Calazans. Paralelamente às atividades artísticas, exerce as funções de professor de desenho, pintura e gravura em São Paulo desde l985.
Participou desde 1983 de diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Faculdade de Belas Artes, SP; Espaço Cultural do Sesc de Campinas, SP; Centro Cultural São Paulo; Clube Português, SP e Espaço Cultural da Faculdade Marcelo Tupinambá.
Desde l995 participa ainda de um projeto em conjunto com o artista Virgilio Cuninghart Bazan, tendo se apresentado em diversas mostras na Biblioteca do Ipiranga, SP; Clube Ipê, SP; Câmara Municipal de São Paulo.
Possui obras em acervos oficiais e particulares, com destaque na Galeria Santos e notadamente no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações