Funcionários dos Correios querem garantir monopólio estatal



Várias entidades sindicais que representam os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em municípios paulistas realizaram, nesta sexta-feira, 19/8, com apoio do deputado Roberto Felício (PT), uma audiência pública contra a quebra do monopólio estatal no setor postal e o decorrente desmantelamento da empresa pública.
A causa da preocupação é uma Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF-46) encaminhada em novembro de 2003 ao Supremo Tribunal Federal pela Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed), que tem entre seus membros empresas multinacionais como a Federal Express. A ação questiona o monopólio postal da ETC.
ADPF-46
As empresas associadas à Abraed basearam a ação em preceitos como livre iniciativa, livre concorrência e livre exercício de qualquer trabalho ou profissão, já que a Lei 6.538/78, que instituiu o monopólio postal no Brasil, se baseava na Constituição de 1969. Na interpretação da Abraed, o texto da Constituição atual não classifica o serviço postal como monopólio, mencionando simplesmente a necessidade da manutenção do serviço, como ocorre no ensino público, no sistema financeiro nacional etc, sem, entretanto, afastar a possibilidade de exploração dos serviços pela iniciativa privada.
Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Márcio José Pereira, a ETC não suportaria a quebra do monopólio, pois "as multinacionais somente vão explorar as áreas lucrativas, deixando todo o trabalho social somente para os Correios", advertiu, lembrando que o serviço é deficitário em várias regiões, como a Amazônia ou o extremo oeste do país.
Conspiração
Para o sindicalista, a própria gravação que flagrou o diretor do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, recebendo propina seria parte de uma armação para desmoralizar a empresa. Durante o governo FHC, lutamos muito contra a privatização dos Correios, mas tínhamos ao nosso lado o apoio da população, que sempre confiou na eficiência e na credibilidade dos serviços prestados pela empresa. "De um dia para o outro, a imagem da ECT foi manchada", lamentou.
Segundo Pereira, se o STF decidir abrir o setor para a iniciativa privada, serão inevitáveis as demissões em massa e o conseqüente sucateamento do serviço. Esse é o receio de Nilson Rufino, funcionário dos correios há 31 anos na cidade de Marília. "A FedEx, a Vaspex e a Varilog já tomaram conta de boa parte do mercado, como a entrega de encomendas e de talões de cheques", explicou o operador de triagem e transbordo, que teme perder seu sustento.
Roberto Felício, que deu apoio à realização da audiência pública na Assembléia, enfatizou que boas condições de trabalho e salários compatíveis são fatores que influem na eficiência do serviço prestado à população, bem como o investimento em atualizações tecnológicas. "Os Correios são uma empresa superavitária, e isso não é errado. Errado é que esse tipo de serviço vise lucro, da mesma forma que ocorre em áreas como saúde e educação", defendeu. Atendendo reivindicação dos sindicalistas, Felício comprometeu-se a encaminhar na Assembléia proposta de criação de uma frente parlamentar contra a privatização do setor postal, a exemplo da que existe na Câmara dos Deputados, com a participação de 109 parlamentares de partidos das mais diversas linhas ideológicas, como PCdoB, PDT, PFL, PL, PMDB, PP, PPS, PRONA, PSB, PSDB, PT, PTB e PV.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações