Assentamento em Iperó terá rede de tratamento em um ano
30/04/2002 16:20
DA ASSESSORIA
O governo estadual liberou verba de R$ 700 mil para que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) possa dar início ao processo de compra da tubulação para levar infra-estrutura a cerca de 1.700 famílias assentadas em George Oeterer, em Iperó. De acordo com o superintendente da Sabesp, José Paulo Komiskas, as obras deverão estar prontas em um ano. O anúncio foi feito aos moradores, em cerimônia em que também estiveram presentes o deputado João Caramez (PSDB), o prefeito de Iperó, Marcos Antônio Tadeu Andrade, o gerente da Sabesp Cláudio Pires de Almeida e o engenheiro Osvaldo Ribeiro Júnior.
Segundo Caramez, os assentados ainda serão beneficiados pelo Estatuto da Cidade, legislação federal que permite ao cidadão obter o título de propriedade da área que está ocupando. "Por meio desse estatuto, todos os iperoenses de George Oeterer terão direito a receber água encanada e esgoto tratado em suas residências", disse.
O superintendente da Sabesp informou que as obras previstas compreendem a instalação de uma adutora de água bruta, que comporte 1.700 metros, um reservatório de 500 metros cúbicos, rede de distribuição de 11.837 metros, mil ligações e um poço profundo. "A primeira etapa consiste na perfuração do solo para a construção do poço profundo", explicou.
A segunda etapa da construção começará no mês de outubro, com a montagem eletromecânica. "Se tudo correr como planejamos, o pico das obras será entre os meses de outubro de 2002 e março de 2003, com o término da montagem da obra até junho daquele ano", disse o engenheiro Ribeiro Júnior.
O prefeito de Iperó recebeu das mãos do engenheiro um cronograma detalhado das etapas de construção da rede de água e esgoto. "Forneceremos mão-de-obra e maquinário", afirmou Andrade. "Nossa meta sempre foi dar saneamento básico decente para essas famílias assentadas, e esperamos que o resultado dessa luta seja comprovado pela Sabesp.".
Os testes finais da rede de saneamento prometida pela Sabesp estão previstos para julho e agosto de 2003. "Acompanharemos tudo de perto para que o prazo estipulado seja cumprido religiosamente", afirmou o chefe do Executivo municipal.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações