Recuperação ambiental dos assentamentos

O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou, no dia 16/10, em Presidente Prudente, do seminário de avaliação do projeto de recuperação e conservação ambiental, através do desenvolvimento agroflorestal em comunidades e assentamentos no Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema (PDA).
O PDA, que visa criar alternativas de produção e renda para as famílias assentadas nas duas regiões do Estado, começou em 2006 por iniciativa do Programa da Terra - Assessoria e Pesquisa em Educação Popular no Meio Rural (Proter) e da Ong Ambientalista Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apeona).
A recuperação ambiental nos assentamentos, segundo o projeto, se viabiliza com o plantio de árvores nativas de espécies frutíferas que aumentam a biodiversidade e beneficiam as comunidades assentadas.
Entre as conclusões apresentadas no seminário estão o incentivo para a participação das mulheres e a troca de experiências entre os assentados durante o desenvolvimento do projeto nos lotes rurais.
Bragato enfatizou a necessidade de se proteger as áreas verdes e reservas legais do pontal do Paranapanema e o esforço do Proter e Apoena em envolver os pequenos proprietários no projeto. "Isso é fundamental para o avanço na qualidade de vida e diversidade de produção nas áreas de assentamentos", afirmou o deputado, demonstrando apoio ao projeto.
Participaram do encontro representantes das secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), o promotor público do Meio Ambiente de Presidente Prudente, Nelson Bugalho.
mbragato@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações