Jorge Solyano retrata seus personagens com pungente interpretação psicológica


Sensibilizado pelo caráter e pelas expressões da raça negra, Jorge Solyano adotou com grande empenho um discurso pictórico cuja principal intenção é de apresentar com profunda humanidade e calor humano, figuras típicas e expressivas.
O artista sabe colher em seus personagens os aspectos mais sinceros e suas peculiaridades: tipos populares, vultos e personagens do cotidiano emergem através de seu pincel com absoluta clareza e como símbolos de uma comunidade que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento e nossa miscigenação.
Jorge Solyano encontrou uma sua precisa dimensão como pintor, coligando-se a um certo hiperrealismo para interpretar essa realidade social e popular, com suas nuances e suas interrogações. Sua pintura possui vigor e entendimento, pois homens e mulheres são captados com uma pungente penetração psicológica.
Empregando seus conhecimentos compositivos, o artista narra seu testemunho pictórico, com habilidade amalgama as cores, respeita o desenho, estuda as luzes com extremo cuidado e permanece fiel ao reproduzir a imagem real.
Na obra "Velho caboclo do sertão", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a espontaneidade e humanidade de Jorge Solyano são surpreendentes, em volta das quais rodeia uma incessante operação psíquica dos temas propostos com extraordinário realismo.
O Artista
Jorge Solyano nasceu em Mogi das Cruzes em 1967, onde reside e instalou o seu próprio atelier. Participou de cursos de artes plásticas na Escola Panamericana de Artes e história da arte no Museu Brasileiro de Escultura de São Paulo. Desde o ano de 2001 dedica-se integralmente à pintura, inclusive lecionando artes plásticas. Em 2004 foi aceito como membro aspirante da Academia Nacional de Artes Plásticas.
Participou de diversas exposições individuias e coletivas, entre elas: Indiana Bar, Mogi das Cruzes, SP; Espaço Cultural do Shopping Mogi, SP; Shopping Suzano, SP (2001); Casarão, Mogi das Cruzes; Espaço Cultural da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes; Espaço Cultural do Shopping Mogi, Mogi das Cruzes (2002); Secretária de Cultura, Congresso Nacional de Advogados, Suzano; "Eclético", Espaço Cultural do Mogi Shopping; Casarão XXI Salão da Primavera, Mogi das Cruzes (2003); "Homenagem a Mulher", Casa da Fazenda do Morumby, SP e Central Plaza Shopping, SP; "Homenagem á Airton Senna", Espaço Cultural Hotel Hilton, SP, "Orixás", Casarão de Mogi das Cruzes (2004).
Possui obras em coleções particulares e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações