Deputada participa de seminário sobre pesca em Guarujá

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participou, no dia 21/9, do Seminário Pesca Artesanal e Profissional de Guarujá: Seus Problemas e Desafios. O evento foi promovido dela Diretoria de Pesca da cidade, em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), e reuniu representantes das comunidades pesqueiras tradicionais de Guarujá.
Segundo a parlamentar, é fundamental que os pescadores artesanais avancem em sua organização e mobilização para pressionar todas as esferas do Poder Público a criar melhores condições para o setor. "Hoje, estes trabalhadores vivem momentos difíceis, enfrentando sérios problemas para se manter e às suas famílias. Pensar no fortalecimento da pesca no Brasil é, necessariamente, priorizar a valorização do pescador", frisou.
Como alternativa, a deputada Prandi propôs a construção de um mecanismo semelhante ao do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Este programa atende, prioritariamente, regiões do Estado onde a degradação dos recursos naturais e os problemas sócio-econômicos levaram ao empobrecimento do setor agropecuário. Hoje, 87 mil produtores rurais já sentem os efeitos positivos dessa iniciativa.
"Não é um modelo pronto e acabado. É um parâmetro para construirmos um programa que leve em conta as peculiaridades regionais e do setor pesqueiro. Isto deve ser feito com a participação ativa dos pescadores, envolvendo todas as esferas do Poder Público e os institutos de pesquisa, que dispõem de excelentes quadros", conclui a parlamentar, que tem uma história de luta em defesa do setor pesqueiro.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações