Serra Negra, a " Cidade da Saúde"


15/07/2008 16:28

Compartilhar:

Serra Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/vista do cristo_serra negra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira S. Luiz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/S. Luiz - Cachoeira - serra negra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Serra Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Aerea  - serra negra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira dos Sonhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Cachoeira dos Sonhos- serra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Praça John F. Kennedy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Pca. John F. Kennedy  - serra negra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O município de Serra Negra, localizado ao norte do Estado de São Paulo, a 152 quilômetros da capital, foi fundado em setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira. Na ocasião, a pequena capela localizada nas terras de Oliveira recebeu a concessão de Capela Curada pelo bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, de Mogi Mirim. Em 1841, a capela tornou-se Freguesia e, em 1859, Serra Negra foi elevada à categoria de vila, sendo seus respectivos habitantes obrigados a construir cadeia e Casa da Câmara a sua custa.

A localidade, transformada em cidade no ano de 1885, começou a receber as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalharem no plantio de café, o que mudou totalmente as características portuguesas da colonização, revelando ser a tradição italiana fator predominante na contribuição da cultura local.

Na década de 1920, ao mesmo tempo em que sofria as conseqüências da decadência da economia cafeeira, a cidade já recebia os primeiros benefícios da descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais. Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais do local indicadas para tratamento de diversas doenças, o que levou à denominação de Serra Negra pelo então presidente Washington Luís de "Cidade da Saúde". Em 1938, o município foi elevado à categoria de estância hidromineral e climática. Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica local, seguida da agricultura.

Localizada a 927 metros de altitude, e com picos de até 1.300 metros, rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, Serra Negra, com uma população de 23 mil habitantes possui as seguintes atrações: o Cristo Redentor, no alto do Pico do Fonseca; os trenzinhos Tia Linda e Maria Fumaça, que fazem um city tour pela cidade; o Balneário Municipal, complexo hidroterápico que oferece banhos de imersão, pérolas e turbilhão com sais e essências, saunas seca e úmida, duchas escocesas e circular, massagens e tratamento fisioterápico; Centro de Convenções Circuito das Águas, que tem 15 mil metros de área construída, cercado de exuberante paisagem, cujo espaço é utilizado para realização de congressos; o Alto da Serra, ponto mais alto da região, com 1.310 metros, de onde se podem avistar mais de 10 cidades da região, dentre outras atrações. Além disso, no centro de Serra Negra encontra-se um amplo comércio de acessórios de moda em couro, malhas, artesanato, doces, laticínios- tudo isso na rua principal, conhecida como " shopping a céu aberto".

alesp