Poá e suas diversidades



História
O município situa-se em terras originárias das missões carmelitas de Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora de Lourdes formadas em 1621. A facilidade do transporte pela Estrada de Ferro Central do Brasil e o custo acessível dos terrenos atraía um número cada vez maior de habitantes, provenientes da capital paulista e outros locais da região. Por força da Lei Estadual 233, em 24/12/1948, Poá passou à condição de município. A cidade esteve sob a jurisdição da Comarca de Mogi das Cruzes até 26 de maio de 1962, quando passou à jurisdição da Comarca de Suzano. Finalmente, a Comarca de Poá estabeleceu-se em 12 de agosto de 1967, com jurisdição sobre o município de Ferraz de Vasconcelos. Em 20/5/1969, pelo Decreto de Lei 245, Poá foi classificada como Estância Hidromineral.
Características
Poá é um dos 11 municípios paulistas considerados estância hidromineral e turística, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para promoção do turismo regional. Também o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. O clima temperado é o que prevalece no município.
A população em 2007 era de 105.285 habitantes e a área é de 17 quilômetros, o que resulta numa densidade demográfica de 6.193 habitantes por quilômetro quadrado.
Localização
Poá fica a 34 quilômetros da Capital paulista, a 15 quilômetros de Mogi das Cruzes e também faz limite com as seguintes cidades: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano.
Eventos e Turismo
Todo dia 11/2 comemora-se o Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes.
Em 26 /3, comemora-se o aniversário da cidade. Em junho ocorrem os seguintes eventos: o "Arraiá" da Cidade e o dia de Corpus Christi " confecção de tapete de serragem e flores nas ruas de Poá. Todo mês de setembro acontece o concurso Miss Orquídea e também uma exposição de orquídeas e plantas ornamentais, realizada desde 1970 e parte integrante do calendário nacional da Embratur. É a principal festa de Poá. Em outubro, acontece o Campeonato de Papagaios.
Pontos turísticos
O Obelisco foi construído para marcar a passagem de Dom Pedro I pela cidade. O edífico sede da Secretaria Municipal da Segurança Pública é prédio histórico que já brigou um convento e uma escola. A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é outro edíficio representante da história local. A Fonte Áurea é de onde se extrai a Água Mineral Poá. O Balneário Municipal Vicente Leporace, construído na década de 70, foi fechado ao público e é utilizado como um centro de fisioterapia. Existe um projeto para transformá-lo em um parque aquático.
Como chegar
Partindo da capital, seguir pela Rodovia Ayrton Senna até o município de Itaquaquecetuba. No trevo de entrada da cidade, acessar a via com destino a Poá.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações