Estação Tietê do Metrô passa a se chamar Portuguesa-Tietê
O deputado Afanasio Jazadji, vice-líder do PFL na Assembléia Legislativa, foi homenageado pela comunidade luso-brasileira de São Paulo, no sábado, 10/6, ao acompanhar a cerimônia de oficialização do novo nome da Estação Tietê do Metrô, que passou a se chamar Portuguesa"Tietê.
Foi por sugestão de Afanasio que o governador Cláudio Lembo assinou decreto com a mudança, para marcar a importância dos imigrantes lusos e do clube Portuguesa de Desportos. O deputado havia entrado, em abril, com projeto de lei na Assembléia para propor a nova denominação, lembrando: "Se vários outros clubes e comunidades já haviam sido homenageados, tendo seus nomes dados às estações do metrô paulistano, por que não perpetuar a lembrança do papel dos luso-brasileiros para a prosperidade de São Paulo?". Satisfeito com o fato de Lembo ter aceito sua sugestão em 12/5, Afanasio retirou o projeto.
O parlamentar argumenta: "Nada mais válido que escolher essa estação para ser o local de uma homenagem merecida, pois fica ao lado do lendário rio Tietê, que corta a cidade, que foi usado pelos bandeirantes e está bem perto da Portuguesa, um dos clubes esportivos mais tradicionais do Brasil".
Torcedor do Corinthians, Afanasio explica que a Portuguesa é um clube simpático para todas as demais torcidas de São Paulo e merece voltar para as principais divisões dos campeonatos Paulista e Brasileiro: "Temos ou teremos estações com os nomes do Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Faltava a Lusa." Segundo ele, a Portuguesa de Desportos saberá honrar aquele time dos anos 50, que tinha Muca, Djalma Santos, Brandãozinho, Julinho, Pinga, Simão e outros craques: "O clube teve também outros grandes jogadores, como Ivair, Ditão, Nair, Leivinha, Félix, Zé Maria, Enéas, Rodrigo e Zé Roberto."
A antiga Estação Tietê, da linha 1 (Azul) do metrô, já está pintada com o novo nome: Portuguesa-Tietê. E foi em sua plataforma que Afanasio recebeu uma placa de homenagem da colônia luso-brasileira. O deputado falou aos que foram à estação para prestigiar o evento por ocasião do Dia das Comunidades Portuguesas: "Como deixar de homenagear, aqui, a pátria-mãe do Brasil, o povo que deu ao mundo os heróicos navegantes, assim como grandes reis, o gênio de Luís de Camões e, também, nosso primeiro imperador, D. Pedro I?".
Estiveram na cerimônia o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva, o presidente da Portuguesa de Desportos, Manuel da Lupa, e os integrantes da Lusanet, Nelson Miguel de Paula e Emídio Tavares Valente, além de dirigentes, grupos folclóricos e torcedores.
A colônia lusa mostrou-se entusiasmada com a rapidez com que o governador Lembo e o deputado Afanasio providenciaram o novo nome. A Estação Portuguesa-Tietê, situada junto ao maior terminal de ônibus da América Latina, é uma das mais movimentadas de São Paulo. O número de passageiros registrados nas catracas a cada mês corresponde à população de Portugal.
deputadoafanasio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações