Conclusões da CPI dos combustíveis nortearam projeto do governador
29/12/2004 17:40

Da assessoria do deputado Edmir Chedid
Observando as conclusões da CPI dos Combustíveis da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Edmir Chedid (PFL), e as considerações do Ministério Público, de técnicos da área e de parlamentares de outros estados, o Projeto de Lei 775/2004 foi enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembléia, em caráter de urgência constitucional.
O PL dispõe sobre a cassação da inscrição no cadastro do ICMS do estabelecimento que adquirir, distribuir, transportar, estocar ou revender combustível adulterado, tornando-o inabilitado à prática de operações relativas à circulação de mercadorias e de prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.
De acordo com o deputado, a medida se justifica pela necessidade de coibir a comercialização de combustível adulterado, que constitui crime contra a ordem econômica, implica evasão fiscal e gera concorrência desleal com os contribuintes que desenvolvem de forma regular suas atividades comerciais.
A CPI dos combustíveis recomendou em seu relatório final a revisão das portarias da Agência Nacional do Petróleo (ANP), solicitando que as mesmas fossem convertidas em lei, em uma ampla revisão de penalidades daquele órgão, possibilitando inclusive a sansão pública dos infratores, além de sugerir a ampliação do programa de monitoramento para o diesel e para o álcool. Segundo Edmir Chedid, o projeto contempla esses preceitos, trazendo respostas adequadas às demandas de justiça, através de um esforço conjunto dos poderes Legislativo e Executivo.
echedidi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações