Deputado propõe criação de escola superior de restauração


28/03/2008 10:30

Compartilhar:

Deputado Marcos Martins no Plenário da Assembléia Legislativa paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/MARCOS MARTINS RESTAURACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após experiência de sucesso com jovens cadastrados pelo serviço de intermediação de mão-de-obra da prefeitura de Osasco no restauro do Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud, o deputado Marcos Martins (PT) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que propõe a criação da Escola Superior de Restauração.

O intuito, segundo o parlamentar, é capacitar jovens a atuarem profissionalmente nessa área, hoje carente de profissionais bem preparados. Na elaboração do projeto de lei, o deputado contou com a colaboração do professor Márcio Antônio Leitão, antigo profissional da área. Se aprovada, a escola será o primeiro centro de formação intensiva especializada nessa área no Estado de São Paulo e no Brasil.

O restauro do museu, entregue em fevereiro à cidade de Osasco, entusiasmou e despertou entre vários jovens o interesse em aprofundar o conhecimento na área. "O que me chamou a atenção foi o fato de ser um curso diferente; tenho expectativa de aprender uma profissão e seguir carreira", disse Michele Cristina da Silva, moradora do bairro Portal I e aluna do ensino médio.

"Achei ótima a idéia de unir o resgate do museu com a capacitação de jovens. Espero conquistar meu espaço profissional", ressaltou Diego Benfica Ferreira, do Jardim Veloso.

O projeto de restauração do Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud foi lançado pela prefeitura em março do ano passado. Durante um ano, sessenta jovens se cadastraram para participar da experiência e receberam capacitação profissional, coordenada por especialistas. A remuneração desses jovens ocorreu através de programa tipo Bolsa Trabalho.

A qualificação profissional e a abertura de novas possibilidades de campo de trabalho permeiam o projeto de lei do deputado Marcos Martins. Em Osasco, um dos participantes do restauro foi inserido em uma empresa de recuperação de violinos, como anunciou o prefeito Emídio de Souza. "Acolhemos jovens que estavam desacreditados, sem esperança, e demos grande oportunidade a todos. Foi com alegria que recebi a notícia de que um deles, que trabalhou no restauro das peças de madeira, já foi contratado por grande e tradicional empresa de recuperação de violinos".

De acordo com a proposta, comporiam a grade curricular da escola disciplinas como: Iniciação ao Restauro, História da Arte, Materiais Empregados nos Diversos Tipos de Restauração, Química Aplicada e Introdução ao Direito Civil e Criminal, entre outras. Para Marcos Martins, "o Estado criaria mais uma opção permanente de campo de trabalho, respondendo à demanda como a dos jovens que deram depoimento positivo sobre essa experiência, e de incontáveis projetos de restauração que se iniciam país afora". O deputado também fez questão de salientar que essa iniciativa, além de oportunidade profissional, contempla a preservação da história e da cultura, patrimônios sociais.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp