Morre o deputado estadual e ex-prefeito de Guarulhos Paschoal Thomeu
09/08/2006 19:47

Faleceu nesta quarta-feira, 9/8, aos 80 anos, em São Paulo, o deputado estadual Paschoal Thomeu (PTB). Segundo a assessoria do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde ele estava internado, a causa da morte foi insuficiência de múltiplos órgãos.
O parlamentar havia sido internado no dia 7/6 no Hospital Iguatemi, apresentando um quadro de pneumonia. Naquele mesmo dia, sofreu uma parada cardíaca, que ocasionou insuficiência de oxigênio no cérebro, e desde então permaneceu em coma vigil. No dia 14/7, deu entrada no Instituto Dante Pazzanese, com infecção generalizada.
A morte de Paschoal Thomeu ocorreu por volta das 16h. Ele estava acompanhado da esposa, Marina Thomeu, e do neto Daniel. A família decidiu velar o corpo no Cemitério Gethsêmani, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. O enterro foi marcado para as 11h da quinta-feira, 10/8.
Paschoal Thomeu estava no exercício de seu terceiro mandato como deputado estadual. Elegeu-se pela primeira vez em 1994. Antes havia sido prefeito de Guarulhos, de 1988 a 1992.
Sua cadeira de deputado na Assembléia Legislativa será ocupada agora por Adilson Rossi, primeiro suplente do PTB.
Deputado Paschoal Thomeu
Paschoal Thomeu era natural de São Paulo. Nasceu em 8/4/1926, filho de Annunciato Thomeu e de Carmella Lamberga. Fez o primário e o colegial no Liceu Coração de Jesus e diplomou-se em contabilidade pela Escola Álvares Penteado, na capital.
Iniciou sua vida pública ao ser eleito, em 15/11/1988, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), prefeito de Guarulhos. Após o término do mandato, em 1992, foi nomeado pelo então governador Luiz Antonio Fleury Filho presidente da Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S.A.), cargo que exerceu de 1993 a 1994.
Nas eleições de 1994, concorreu pelo PMDB a uma cadeira na Assembléia Legislativa, para a 13ª legislatura (1995-1999), tendo sido eleito com 131.979 votos. Na eleição da Mesa, no início da legislatura, seu nome chegou a ser cogitado para presidir a Assembléia. Como deputado, integrou as comissões de Serviços e Obras Públicas e de Transportes e Comunicações, ambas como efetivo, e as de Assuntos Metropolitanos e Redação, como substituto.
Em 1998, concorreu mais uma vez a um mandato de deputado estadual, para a legislatura (1999-2003), agora pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), reelegendo-se com 87.577 votos.
Integrou como 2º secretário a Mesa Diretora da Assembléia no biênio 1999-2001, sob a presidência do deputado Vanderlei Macris. Foi membro do Fórum Parlamentar São Paulo Século XXI entre 1999 e 2000. Em 2001, foi membro substituto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para apurar eventuais irregularidades na distribuição, comercialização e qualidade dos combustíveis no Estado de São Paulo.
No pleito de 2002, candidatou-se e foi reeleito para um terceiro mandato à Assembléia Legislativa (2003-2007), com 61.646 votos, desta vez pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no qual havia ingressado em 1999.
Em 2003, foi escolhido membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia Legislativa e, em 2006, aderiu à Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
É de autoria de Paschoal Thomeu projeto de lei que deu origem à Lei 12.061, de 26/9/2005, que institui o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina.
Como empresário, Paschoal Thomeu atuou principalmente no ramo das comunicações e na metalurgia, dirigindo a Empresa Jornalística Folha Metropolitana, a Artes Gráficas Guaru, a Indústria Metalúrgica Thomeu, a Inal Indústria Nacional de Aços Laminados, a Agropecuária Thomeu e a Vidraçaria Santa Marina, entre outras empresas.
Foi casado com Marina Thomeu, com quem teve dois filhos: Rafael (já falecido) e Roseli, deputada estadual entre 1991 e 1995.
Acreditava que investimentos na infância e na juventude eram essenciais para garantir melhor qualidade de vida.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações