Presidente Epitácio pleiteia Casa da Cultura
Para resgatar e manter vivas as tradições culturais da Estância Turística de Presidente Epitácio, o coordenador do Conservatório Municipal, Bill Duque, está empenhado em conseguir ajuda do Estado para a instalação da Casa da Cultura. Em entendimento com o prefeito Antonio Furlan (PR), Duque conversou com o deputado Ed Thomas (PSB) reivindicando sua intermediação para o pedido.
Para tratar do assunto, foi agendada uma audiência com o secretário de Estado da Cultura, João Sayad, na quarta-feira, 21/1. "Estamos empenhados para que Epitácio tenha a Casa da Cultura, até porque este é o segmento que anda de braços dados com a educação e promove a inclusão social", afirma o deputado.
"Nossa intenção é a pesquisa, catalogação e formatação da cultura regional. Em Presidente Epitácio ela tem um diferencial, por se tratar da comunidade mais antiga do oeste paulista e por agregar diversas culturas, como a nordestina, a paraguaia e a húngara", comenta Duque.
"Os nordestinos chegaram com a construção da hidrovia. Os paraguaios foram a mão de obra predominante na navegação e ainda hoje a cidade abriga pelo menos 20 famílias originárias do Paraguai. Epitácio ainda abrigou a maior colônia húngara da América Latina, da qual eu sou descendente. Minha avó paterna é húngara", explica.
Outra pretensão de Duque é conseguir do Estado parceria na manutenção do Conservatório Municipal de Presidente Epitácio, a exemplo do Conservatório Municipal de Tatuí - na região de Sorocaba -, que é referência no interior paulista.
edthomas@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações