Pesquisadores ressaltam papel da tecnologia na elaboração dos planos diretores


As cidades e os agentes públicos, muitas vezes, não conhecem todas as possibilidades de utilização do sistema de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo. Para aproximar os administradores públicos e legisladores estaduais das instituições de desenvolvimento de tecnologia do estado, a Comissão de Cultura Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), promoveu nesta quarta-feira, 8/6, reunião com o intuito de explicitar a importância da tecnologia para a elaboração dos planos diretores, uma exigência do Estatuto das Cidades cujo prazo limite para sua consecução é outubro de 2006.
A comissão ouviu as exposições da coordenadora do Espaço Tecnologia Alesp, Ros Mari Zenha, e de pesquisadores do IPT, o geólogo Eduardo Soares de Macedo e Antonio Luiz Rigo, coordenador do Centro de Tecnologia e Informação do instituto. Para os participantes, a tecnologia deve ser um tema importante nas conferências municpais, estaduais e nacional das cidades, a se realizarem até o final do ano. Várias instituições de pesquisa desempenharão função nas de grande relevância nas discussões sobre o desenvolvimento das cidades.
Ros Mari destacou que o sistema de ciência e tecnologia do Estado conta atulamente com as três universidades estaduais, um centro tecnológico (Paula Souza, com 17 faculdades de tecnologia e 105 escolas técnicas) e 19 institutos de pesquisa.
Para aprimorar as relações dos agentes públicos com essas instituições, a Assembléia legislativa criou em 2004 o espaço tecnologia, coordenado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e pelo Instituo de Pesquisas Tecnológicas (IPT), cujos foco de ações é difundir conhecimento técnico para temas essenciais de interesse dos municípios paulistas.
A grande dificuldade, segundo Zenha, é fazer com que os administradores públicos utilizem essa ampla rede de instituições de tecnologia. Ela destacou o papel dos institutos de pesquisa no apoio ao setor produtivo e às políticas públicas, bem como as potencialidades de utilização do conhecimento técnico e tecnológico para elevar a qualidade das políticas públicas e a qualidade de vida.
Os pesquisadores apresentaram alguns projetos do IPT voltados para desenvolver o empreendorismo nos municípios, a modernização tecnológica e produtos para exportação. O Projeto Unidades Móveis (Prumo), por exemplo, oferece serviços de unidades móveis, veículos dotados de equipamentos laboratoriais para realização de ensaios químicos, físicos e mecânicos em matérias primas, que se deslocam aos municípios para atender as micro e pequenas empresas de vários setores.
Apoio tecnológico aos municípios
O geólogo Eduardo Soares de Macedo apresentou algumas linhas de trabalho de pesquisa desenvolvidas pela IPT que podem servir de apoio importante para a elaboração dos planos diretores. Macedo falou sobre planejamento e gestão do uso e ocupação do solo. Destacou as ações de gerenciamento das áreas de risco, sujeitas a escorregamento, erosão e outros e medidas corretivas para áreas degradas. Os exemplos apresentados pelo geólogo demonstram que as áreas de risco não estão concentradas apenas nas grandes cidades. Municípios de médio e pequeno portes apresentam problemas dessa natureza, que envolvem áreas urbanas e rurais.
O pesquisador do IPT abordou ainda aspectos do gerenciamento de recursos hídricos, da implementação de programas habitacionais e da sustentabilidade ambiental. Segundo Macedo, as dificuldades de utilização e agregação de conhecimento tecnológico pelos diversos agentes públicos deve-se às dificuldades próprias do aparelho de estado de comunicar-se internamente. "Gastamos muita energia fazendo coisas que se repetem, sem ganhar eficiência", avalia o geológo.
O pesquisador Antonio Luiz Rigo apresentou os projetos do IPT desenvolvidos na área de informática para o setor público. Ele demonstrou alguns projetos de softwares livres, sob encomenda e de uso geral desenvolvidos para várias instituições públicas do Estado e da União. Para Rigo, a maioria dos municípios podem servir-se de pacotes de softwares de uso geral para racionalizar e controlar seus investimentos, que economizariam recursos e tempo e auxiliariam no planejamento das ações dos agentes públicos.
Recursos escassos
Apesar da importante atuação dos institutos de pesquisa, a ausência de recursos para ampliar suas atividades é flagrante. Segundo Ros Mari Zenha, o IPT opera hoje com 50% de recursos da dotação orçamentária e 50% com recursos próprios, derivados dos serviços prestados aos setores público e privado. O ideal seria que 75% dos recursos proviessem de dotação orçamentária, como acontece na maioria dos institutos do mundo. A situação atual, segundo a pesquisadora, faz com que o IPT, por exemplo, passe da condição de prestador de serviço tecnológico para prestador de serviço técnico.
Ela reivindicou aos parlamentares a mobilização para que a LDO amplie os recursos para os institutos e amplie as metas dos programas desenvolvidos para o atendimento tecnolígico aos municípios.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações