Vicky Dolabella exalta o espírito de liberdade e independência dos felinos


A realidade na obra de Vicky Dolabella é transfigurada através de um livre processo da composição em que a fantasia exerce um papel determinante. Existe, portanto, um afastamento entre a natureza e a criação final, e é exatamente essa fratura que qualifica a temática da pintora.
Para não permanecer ancorada a fórmulas antigas e superadas, sua arte, embora possua raízes numa certa tradição da pintura de gênero, tem o valor de uma pesquisa pessoal. Ela renasce, pois, através de um caminho individual, coligada com a ansiedade de criar e de se exprimir.
Vicky Dolabella exalta as formas dos felinos que habilmente desenha, dando-lhes movimentos suaves, lânguidos e sensuais. Como ela própria costuma dizer, seus gatos mudam de forma e se transformam porque isso está relacionado com suas mudanças interiores. Essa paixão, entretanto, se revela mais como uma fixação, ligada sobretudo ao espírito de liberdade e independência que ambos almejam.
Sua inspiração reside na unidade de sentimento com que a pintora olha os seres humanos, seu hábitat e, especialmente, os felinos " enfoque principal de sua pintura. Trata-se de um sentimento de identificação envolvido com um veio de sorridente ironia e de destacada indulgência.
Na obra O Gato e o Vaso de Flores, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, tanto a matéria quanto o cromatismo transmitem a impressão de movimento e de ambientação em que o gato é rei.
A artista
Vicky Dolabella nasceu em Düsseldorf, Alemanha, em 1968. Transferindo-se para o Brasil, naturalizou-se brasileira. Desde muito jovem descobriu que tinha dons artísticos. Entretanto, somente a partir de 1996 resolveu se dedicar exclusivamente à pintura.
Formou-se em propaganda e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Fez pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, artes plásticas e design na Escola Panamericana de Artes, história da arte em Perugia, na Itália, e aperfeiçoamento e graduação em design, em Frankfurt, Alemanha.
Participou de exposições coletivas no Lúcia Dantas Espaço de Arte, São Paulo; Espaço Cultural Gato Gordo, Campos do Jordão, SP; e Círculo Militar de São Paulo (1996); Salão de Arte Le Bougainville, Alphaville, SP; e Overseas Gallery Coral Gables, Miami, EUA (1997); Düsseldorf, Alemanha; Roma, Itália (1998); Nova York, EUA (1999); e Barcelona, Espanha (2000); Aniversário de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura; e "São Francisco", Casa da Fazenda, São Paulo (2001); "Mulheres", Galeria Mali Villas Boas, São Paulo; e "Outono", Casa da Fazenda, São Paulo (2002); "Decoradores", Espaço Cultural Canal 48, São Paulo (2003);
"Arte Brasil", Galeria 195, Itacaré, BA (2004); "Arte e Móvel", Espaço Cultural Casa e Móvel, São Paulo; e "Todos os Olhares", Espaço Cultural Trion, São Paulo (2005); e "O Olhar Contemporâneo", Espaço Slaviero e Art Gallery (2006).
Realizou as seguintes exposições individuais: "Felinos", Tridimensional Espaço Arte São Paulo, São Paulo; e Espaço Cultural Gato Gordo, Campos do Jordão, SP (1996); "Gatos Trazem Sorte", Clube Transatlântico, São Paulo, "Primavera Cultural", Shopping Alphaville, São Paulo; e "Gatos e Abstratos", Espaço Cultural Lollapaloosa, São Paulo (1997) ; "Gatos e Gatos", Espaço Cultural Unha de Gato, São Paulo (2001); e "Gatos Eternamente", Espaço Cultural Urucum, São Paulo (2002) ; "Gatos Cor e Forma", Galeria 22, Shopping Eldorado, São Paulo (2003); "A Arte Felina e a Miação Social", Espaço Cultural Bendita Hora, Santana do Parnaíba, São Paulo; "Todos os Gatos", Espaço Cultural Jesuíno Arruda, São Paulo; e "O Olhar Abstrato dos Gatos", Espaço Cultural Madeleine, São Paulo (2004); "Gatos para Sempre", Espaço Vetmaster, São Paulo; "Os Gatos", Espaço Anália Franco e Casa da Fazenda, São Paulo; e "Gatos no Outono", Espaço Jesuíno Arruda, São Paulo (2005).
Possui obras em coleções particulares no Brasil, Alemanha e Itália e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações