Homenagem aos engenheiros agrônomos


Conduzida pelo deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, foi realizada nesta segunda-feira, 18/10, sessão solene em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo. A data é alusiva à primeira regulamentação da profissão, em 12/10/1933.
As autoridades presentes, o secretário-adjunto de Emprego e Relações de Trabalho, Carlos Nabil Ghobril, diretores e coordenadores de vários órgãos governamentais ligados à agricultura, ex-secretários de Agricultura do Estado e outros representantes de entidades da categoria, destacaram o Brasil como expoente mundial na produção agrícola e a importância do engenheiro agrônomo na implantação de tecnologia que possibilitou ao país atingir esse status.
Entre os números destacados por parte dos oradores está o total de formandos nas 22 faculdades estaduais. São 1.750 recém-formados que ingressam anualmente em um mercado de trabalho que emprega 15 mil profissionais para o atendimento de 350 mil propriedades rurais no Estado.
Durante a cerimônia usaram da palavra Luiz Carlos Guedes, engenheiro-agrônomo do ano (2010); o ex-ministro da Agricultura no governo Lula e atual vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil; o deputado federal Guilherme Campos (PFL/SP); o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, Arlei Arnaldo Madeira; o ex-secretário de Agricultura do Estado, Fernando Penteado Cardoso; e o deputado José Zico Prado (PT).
Barros Munhoz, que foi secretário estadual da Agricultura e ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária no governo Itamar Franco, reafirmou sua crença na agricultura como eixo principal no desenvolvimento do país e disse que é necessário valorizar o engenheiro agronômo, profissional que se destaca pela dedicação e competência. "Sou um admirador desta classe profissional".
Antes de encerrar a sessão, o presidente entregou uma placa comemorativa à Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações