Ernesto Zwarg, defensor da Juréia, será homenageado na Assembleia Legislativa


02/09/2009 18:01

Compartilhar:

Ernesto Zwarg Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/PRANDIERNESTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A trajetória guerreira do ambientalista Ernesto Zwarg Júnior, que dedicou sua vida à defesa da natureza e de comunidades tradicionais, será lembrada em homenagem proposta pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT). "Complicações de uma pneumonia, no dia 25/8, puseram fim à vida daquele que foi um dos grandes ambientalistas do século 20. Fica um vazio imenso. Precisamos honrar a sua história de luta", afirmou Prandi.

A homenagem deverá ser realizada no âmbito da Frente Parlamentar em Apoio à Agenda 21, da qual Prandi é uma das coordenadoras. A data ainda será confirmada.

Zwarg, que tinha 84 anos de idade, foi sepultado no cemitério Central de Itanhaém, cidade onde vivia e de onde articulou as lutas que o tornaram um nome internacional. A prece de um pajé, vindo da cidade de Peruíbe, marcou o adeus ao ativista corajoso, que enfrentou a ditadura militar, na década de 70, empreendendo uma vigorosa campanha contra a instalação de usinas nucleares no paraíso ecológico Juréia-Itatins.

"A força da ação e da mobilização articulada por Zwarg provocaram o arquivamento do projeto. Devemos a Juréia intocada à luta empreendedora deste homem incansável. Zwarg foi a força motriz que levou ao tombamento do Maciço da Juréia e, mais tarde, à criação da Estação Ecológica Juréia-Itatins", relembra a deputada Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp