Paraguaçu Paulista encanta pela diversidade

Paraguaçu Paulista vem se firmando no cenário Turístico do Estado de São Paulo como um potencial polo de desenvolvimento do setor de entretenimento cultural, natural, rural e de lazer.
Conhecida pela abundância de suas águas, a cidade traz em seu nome esta característica, já que, na língua tupi-guarani, para significa "água", e guaçu, "grande". A água quente jorrando de uma fonte natural fez nascer o Parque das Araras. As águas dos rios Água das Mortes e Cachoeira se juntaram para criar o maior lago da região, formando uma praia pública com areias brancas, palco de inúmeras opções de lazer e esporte.
Situada no oeste do Estado, é rica em tradições, pois foi roteiro dos tropeiros e preserva a cultura regional através da Catira, da música raiz, do artesanato, da culinária e da Folia de Reis. Ainda hoje é possível ouvir o apito da velha locomotiva pelos trilhos da antiga estrada de ferro Sorocabana. A viagem na maria-fumaça Dona Lina, por um percurso de oito quilômetros, encanta os saudosos e os jovens passageiros do Trem Turístico Moita Bonita.
Atrações
O turista tem na diversidade de atrações a certeza de que percorrerá este roteiro diversas vezes, são banhos na cachoeira do Sapé; passeios no Horto Florestal, que reúne a mais bem preservada mata nativa de cerrado da região, e no parque das Cerejeiras, onde os imigrantes japoneses deixaram a sua marca fazendo um lindo jardim no estilo japonês.
As opções de passeio incluem ainda Conceição de Monte Alegre, vilarejo histórico, base avançada da conquista do Oeste Paulista, rota dos tropeiros vindos do sul de Minas Gerais, que fica a 6 km do centro de Paraguaçu.
Paraguaçu ainda é palco de diversos eventos, como a Expo Fest Rodeio, que acontece em setembro e reúne shows, rodeio, venda de produtos artesanais e agrícolas e exposição de animais; o Encontro Regional de Carros Antigos; a Festa das Nações; as competições de motocross e o Salão do Humor, que reúne cartunistas do Brasil e do exterior.
História
A Estância Turística de Paraguaçu Paulista tem suas origens históricas na localidade conhecida, na época, como Conceição de Monte Alegre, fundada por José Teodoro de Souza, que em 1873 faz a doação de áreas de 193 hectares para a fundação de um novo patrimônio, marcando assim a chegada dos primeiros povoadores. Em 1891, Conceição de Monte Alegre foi elevada a categoria de distrito, cujo território se estendia entre os rios Paranapanema e Peixe, até as barrancas do rio Paraná.
A ocupação não foi pacífica. Choques, alguns deles extremamente violentos, ocorreram entre os pioneiros vindos de Minas Gerais e os habitantes da região, os índios Caigangs.
Em 1916, o tráfego ferroviário é aberto, o que possibilitou o desenvolvimento da produção agrícola e provocou um rápido crescimento demográfico e econômico do novo povoado, que se torna município em 1924.
Paraguaçu Paulista é integrante da bacia do Médio Paranapanema, e a vegetação natural predominante no município é de cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores e arbustos dispersos, com o solo coberto principalmente por gramíneas e parcialmente exposto à luz solar direta.
Sites consultados: www.estanciaspaulistas.com e www.eparaguacu.sp.gov.br.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações