Escola da Família: abaixo assinado terá lançamento em Itapetininga
Será lançado em Itapetininga, às 9h30 da próxima sexta-feira, 20/4, na praça dos Amores, o abaixo-assinado pela reativação do Escola da Família nas 2.882 escolas onde esse programa foi encerrado, devido a cortes orçamentários realizados pelo governador José Serra (PSDB). O ato, que no último dia 13/4 coletou mil assinaturas em Sorocaba, está sendo organizado em Itapetininga pelo mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e pelo Diretório Municipal do PT.
O abaixo-assinado, que já circula por 40 cidades da região, conta com cerca de 6 mil assinaturas. O documento foi uma das deliberações da audiência pública realizada em 26/3 na Câmara Municipal de Sorocaba, que reuniu cerca de 70 pessoas entre representantes de sindicatos, associações de moradores, partidos políticos e organizações de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É apontado no documento que o programa é uma conquista de educadores e líderes comunitários, sendo que nas localidades onde foi implementado houve significativa redução no índice de ocorrências disciplinares e policiais nas escolas. O abaixo-assinado também faz referência aos bolsistas, que encontravam no programa uma forma de financiar seus estudos e prestar um importante serviço à comunidade.
A necessidade de mobilização da sociedade foi constatada pelos participantes da audiência, que apontaram a falta de prioridade do governo do Estado à educação. Para o secretário geral da Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), Francisco Antonio Poli, a falta de prioridade tem feito com que a educação deixe de ser um projeto de Estado e seja tratada como projeto de governo.
Por isso, o secretário alertou para o fato de que, se as comunidades das escolas onde o programa ainda não foi encerrado não se envolverem na luta pelo Escola da Família, num futuro muito próximo elas também deverão estar fora do programa.
Em Itapetininga, o abaixo-assinado pode ser encontrado no gabinete do vereador Geraldo Macedo (PSB), na Câmara Municipal, no Sindicato dos Comerciários, à rua Virgílio Resende, 836, e na residência do presidente do PT, João Ribeiro, à rua Bernardino de Campos, 117. O abaixo-assinado também pode ser acessado no site www.hamiltonpereira.org.br .
Segundo Hamilton Pereira, a coleta de assinaturas continuará a ser realizada até que a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, confirme uma data para receber o deputado em audiência. "Eu já estive com a secretária Rose Neubauer na ocasião da criação do Programa de Combate à Violência nas Escolas e quero novamente falar sobre sua importância com a nova secretária", destacou. O parlamentar também aguarda o envio de um relatório do comando da Polícia Militar sobre as ocorrências nas escolas.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações