Museu de Arte do Parlamento - Irma Koliver


29/10/2010 14:15

Compartilhar:

Irma Koliver<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/fotografia artista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Irma Koliver: o fantástico e o dramático reunidos com ardente sensibilidade



O que caracteriza a arte de Irma Koliver, é antes de tudo, a impressão de uma impetuosa sinceridade. O toque é franco, direto, pastoso, sem qualquer "maneirismo", na expressão de uma ardente sensibilidade.

Suas obras são representativas de estados de alma imaginários e exaltam a virtude de uma matéria cromática que encanta e eleva o espírito. Pintar assim é um dom que se possui e não se adquire.

As pinturas de Irma Koliver nas fantásticas interpretações de temas menos figurativos nos emocionam pela sua magistral execução. Sob as aparências da espontaneidade, sente-se, entretanto, uma comunicativa espiritualidade.

A artista possui o gosto e o ardor das cores. Em suas obras encontra-se um ritmo inexaurível e brilhante. Em suas fantasiosas composições encontra-se, principalmente, a fuga e o entusiasmo de uma pintora instintiva. Seja por seu conteúdo dramático que por sua criação estrutural ela nos propõe obras de grande originalidade.

A obra "Gritos da Terra", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, longe de qualquer referência aos invasores de terras dos dias atuais nos transmite uma certa equivalência musical, um sistema de ritmos e de pausas, de sonoridade e de silêncios.



A Artista



Irma Koliver, pseudônimo artístico de Irma Gatz Koliver, nasceu em Sobradinho, Rio Grande do Sul, em 1939. Pintora, desenhista e escultora reside atualmente em Porto Alegre.

A partir da década de 1950, estuda pintura, escultura e gravura, entrando em contato com Vera Vilder, Nathaniel Guimarães, Ivone Melancon e Danúbio Gonçalves, entre outros. Fez curso de pintura no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com Brito Velho, Paulo Porcela e Luiz Baravelli. Estudou escultura com Cláudio Martins Costa e Fernandez Chiti.

Em 1984, recebeu o 1º prêmio no 13º Salão Jovem Artista RBS. Presidiu a Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul e foi em 1985, uma das fundadoras da Associação dos Pintores do Rio Grande do Sul, da qual também se tornou presidente. Participa do conselho consultivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Em 1989, inaugurou a Galeria Irma Koliver Espaço de Artes.

Suas obras figuram em diversos acervos particulares e museus, entre os quais o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu Provincial de Bellas Artes Timoteo Navarro de San Miguel de Tucumán, Argentina e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp