Deputado quer Cefet em Sorocaba


16/08/2007 11:49

Compartilhar:

Hamilton Pereira e o diretor geral do Cefet, Garabed Kenchian<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON CEFET.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON CEFET SOROCABA 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) esteve no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Paulo no último dia 10/8, onde foi recebido pelo diretor geral do Centro, Garabed Kenchian. O parlamentar foi levantar os requisitos necessários para a construção de um projeto de Cefet para Sorocaba.

No último mês de maio, Hamilton Pereira esteve no Ministério da Educação (MEC), quando discutiu a possibilidade de instalação de uma unidade do Cefet na zona norte de Sorocaba. O parlamentar, que esteve acompanhado pelo deputado federal João Paulo Cunha (PT), foi recebido pelo professor Getúlio Marques Ferreira, que é coordenador-geral de supervisão da gestão das instituições federais de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Segundo o professor, Sorocaba poderia ter um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), ligado a um Cefet, que poderia ser o de São Paulo ou Salto. Porém, para tanto, seria necessária a cessão de um prédio por parte da prefeitura.

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, que recebeu o deputado Hamilton e o vereador Francisco França (PT) no último dia 16/7, se mostrou favorável à iniciativa e chegou a propor uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba para levantar a demanda local. Os parlamentares petistas destacaram a grande demanda por vagas no ensino tecnológico na região. Como exemplo, citaram as inscrições para o vestibulinho do segundo semestre da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, que recebeu quase 3 mil inscritos para 400 vagas.

Projeto para Sorocaba

Segundo o diretor geral do Cefet, oito novas unidades devem ser inauguradas no Estado de São Paulo até o final de 2007. Para o ano que vem, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE) prevê mais 12 unidades no Estado, entre as quais a de Itapetininga. Segundo Garabed, os locais para instalação das unidades são definidos conforme a estrutura oferecida pelas prefeituras.

"Existem editais que apontam uma estrutura mínima", explicou Garabed. "Porém, algumas prefeituras já chegaram a criar contas com o objetivo de arrecadar recursos para a construção de unidades", completou.

Ainda segundo o diretor, um CVT oferece cursos de curta duração e, por isso, necessita de uma estrutura um pouco menor que um Cefet. "Acho a idéia de um CVT muito interessante e o Cefet poderia ser um parceiro no que se refere a know how", afirmou Garabed. Segundo Hamilton Pereira, a partir dos investimentos a serem realizados no CVT ao longo dos anos, há a possibilidade de que a extensão de Sorocaba venha a se transformar num Cefet.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp